Das telas do cinema para as sapatilhas de escalada

Há três anos a Five Ten, uma das maiores fabricantes de sapatilha do mercado de escalada, recebeu um pedido inusitado da produção do novo filme de Tom Cruise, Missão Impossível: Protocolo Fantasma. Eles precisavam de uma borracha que pudesse grudar em vidro para uma cena em que o ator aparece escalando as paredes do prédio mais alto do mundo, em Dubai. Em três semanas eles desenvolveram um novo tipo de borracha. O resultado foi uma borracha extremamente mole e aderente, que os executivos da Five Ten pensavam que jamais teria qualquer uso comercial.

Acontece que depois de três anos, essa borracha vai finalmente ganhar as prateleiras das lojas de equipamentos de escalada, na nova linha de sapatilhas da empresa. A borracha batizada de MI6 está sendo alardeada como a borracha mais macia do mercado, mas com uma grande durabilidade. A primeira sapatilha da marca a usar a nova borracha é a Team VXi, que deve chegar ao mercado ainda esse mês custando meros $170 (o equivalente a cerca de R$400). O time de marketing promete que vai ser “como ter mãos no lugar dos pés”. A nova borracha usa o mesmo polímero da C4, mas em uma versão muito mais macia.

Five Ten Team VXi, a primeira sapatilha a usar a borracha MI6

Obviamente que uma borracha com essas características não vai adiantar muito na hora de escalar aquela via extremamente vertical e super técnica, com agarras de pé da largura de uma moeda. Mas imagine a maravilha que vai ser escalar vias de aderência com uma sapatilha como essa? Vai dar pra correr parede acima. A sapatilha, que já vem sendo testada pelos escaladores patrocinados da marca, se mostrou também bem superior em escaladas com superfície molhada. Ou em outro caso, com a sapatilha molhada, tornando-a perfeita para a prática do psicobloc.

Mas claro que nem tudo são flores. Por ser extremamente aderente, a borracha vai grudar em praticamente qualquer coisa, e isso inclui poeira, areia, cabelo. Ou seja, se você é daqueles escaladores que costuma passear pela base das vias com a sapatilha calçada, essa borracha definitavamente não é para você.

A nova borracha também deve equipar uma nova linha de calçados para Mountain Bike, e deve compor também uma nova linha de calçados molhados, com o pessoal do caiaque sendo os próximos a testar essa maravilha.

Se até hoje você detestava o Tom Cruise pelo que ele fez com a escalada em MI2, agora você pode tratar de agradecer.

Fonte: GearJunkie

Facebook Comments