Chris Sharma entra para o time do projeto Dawn Wall

1
Oct
Tweet

Durante os últimos seis anos o mundo da escalada tem acompanhado o mega projeto de Tommy Caldwell em Yosemite, o famoso “Dawn Wall Project”, tido como o possível big wall mais difícil do mundo. Desde 2007 Caldwell faz tentativas na linha, que ganhou em 2009 o reforço de Kevin Jorgenson, e ano passado a ajuda de Jonathan Siegrist. Esse ano um outro reforço vai se juntar ao time, e é ninguém menos do que Chris Sharma!

A parede onde está do projeto é a mais vertical e lisa de todo o Yosemite, já famoso por ter um granito extremamente técnico. A via tem aproximadamente sete cordadas que ficam na casa do 11º grau (5.14) ou mais difíceis e a mesma quantidade de cordadas na casa do 10º grau (5.13). A equipe de Caldwell, Jorgenson e Siegrist já conseguiu liberar as 12 primeiras cordadas, assim como a parede de cima, mas três cordadas mais difíceis, entre elas uma travessia bem no meio da parede, ainda permanecem.

Chris Sharma na La Dura Dura 12c

“Nós fizemos alguns bons avanços nas sequencias das cordadas chave ano passado, então nos sentimos bem mais confiantes em relação às nossas chances”, disse Kevin Jorgenson. “Mas ainda é muito difícil! Nós não conseguimos encadenar as três cordadas mais difíceis ainda. Além de forma física e boas condições de tempo, a familiaridade é muito importante para o projeto. Quanto mais trabalhamos nele, menos malucas as cordadas parece, e menos intimidados nós nos sentimos.”

Sem dúvida alguma Chris Sharma é um nome de peso, que escala muito forte, com vias como a La Dura Dura 12c no curriculum, e recentemente tem se dedicado mais a escalar grandes paredes na Espanha. Mas ainda assim, Sharma é mais conhecido pelo seu estilo explosivo e dinâmico, o que parece não ser tanta vantagem numa via como a Dawn Wall. Como será o desempenho de Sharma nessa empreitada, nós vamos saber ao fim da temporada. No mais, é desejar boa sorte ao time!

Fonte: Climbing Magazine

Postado por admin em : Uncategorized
Tags:, , Jonathan Siegrist, Kevin Jorgenson, ,

Betas da galera!

Sem comentários ainda, seja o primeiro

Deixe seu beta!