Tommy Caldwell encadena cordada de 11b da Dawn Wall

Para quem achava que o famoso projeto Dawn Wall de Tommy Caldwell em Yosemite nunca ia sair por completo, pode começar a mudar um pouco o pensamento depois de hoje. Tommy Caldwell anunciou que uma das cordadas mais difíceis de todo o projeto, a famigerada “pitch 15”, foi encadenada hoje. Alguns sites tem colocado que Caldwell teria encadenado a cordada 14, uma das duas intimidadoras  travessias. Mas ele mesmo, pela sua conta no Facebook, confirmou ter encadenado a cordada 15, a que contém o bote lateral visto em vários vídeos por aí.

Kevin Jorgenson no bote lateral da cordada 15
Kevin Jorgenson no bote lateral da cordada 15

Caldwell publicou no seu perfil do Facebook a seguinte mensagem: “Eu tenho maneirado nos posts sobre a Dawn Wall nessa temporada mas nesse exato momento eu estou muito empolgado para não compartilhar. Eu sinto informar mas qualquer um que quiser escalar a cordada mais difícil do Yosemite vai ter que ir até o meio do El Cap para fazer isso. A cordada 15 caiu!

Depois de um começo de temporada conturbado, com o fechamento do Parque Nacional de Yosemite, o acidente de Tommy Caldwell com um haulbag no mês de novembro, que o tirou da parede por algumas semanas, parece que o inverno trouxe boas novas para o projeto, e um grande avanço quanto esse com certeza vai aumentar a moral e a confiança da equipe. Se o projeto vai sair em livre ainda esse ano, é cedo para dizer, mas ele parece cada dia mais próximo de acontecer.

Com essa temporada, já são sete o total de temporadas que Tommy tem se dedicado a essa mega projeto. São um total de 28 cordadas, dessas sendo sete na casa do 10º grau, e mais sete na casa do 11º grau. Junto com Tommy Caldwell no projeto está o escalador Kevin Jorgenson, que já vai pela quinta temporada tentando a Dawn Wall. Outros parceiros da empreitada foram o escalador Jonathan Siegrist, e mais recentemente Chris Sharma.

Fonte: Rock and Ice, Climbing

 

Facebook Comments