Eduardo Geovane faz o FA de 9c/10a em Algodão de Jandaíra

O escalador catarinense Eduardo Geovane, em breve trip pela Paraíba, visitou o pico de Algodão de Jandaíra, sede do último Encontro de Escaladores do Nordeste (EENe), e fez a primeira ascensão de uma das vias mais fortes já encadenadas em terras nordestinas. A via em questão é a Melhor que a Encomenda, conquistada pelo escalador goiano, radicado em Pernambuco, Cauí Vieira.

Eduardo deu apenas três pegas na via para encadenar e sugeriu a graduação de 9c/10a. Ele descreve a via como “começo técnico com agarras de pressão, um bom descanso antes de um boulder duro com a parede negativa agarras não muito boas e por fim mais um boulder que não é fácil, se vacilar cai fácil!!“.

Eduardo Geovane na Melhor que a Encomenda 9c/10a
Eduardo Geovane na Melhor que a Encomenda 9c/10a

Eduardo foi ainda só elogios para a via. “É sempre bom mandar uma via como essa que é linda! Todos os movimentos são lindos!“. Sobre Algodão, Eduardo descreveu que “a primeira impressão do local foi muito impactante, no meio do sertão num lugar onde a pobreza é evidente, como poderia haver algo tão maravilhoso!

Até hoje a via de maior graduação já encadenada no Nordeste ficava em Serra Caiada, o 9b da via Estherminadora. O nordeste já viu a cadena de pelo menos outros dois possíveis 10a: a saída sentada da Estherminadora, em Serra Caiada no Rio Grande do Norte, e a via Mãe Limpa a Minha Bunda, em Lençóis na Bahia. Existe também uma linha na Pedra da Boca na Paraíba, aberta pelo saudoso Fábio Muniz, que tem potencial para ser a mais forte da região, cotada por ele em 10a/b, mas que nunca recebeu uma cadena.

Quantos projetos fortes ainda esperam por vias e cadenas nas pedras do Nordeste?

Atualizações: Depois de postar julgando que a via Melhor que a Encomenda fosse a mais forte encadenada no nordeste, rapidamente foram surgindo os relatos de vias mais fortes. Já citei na primeira atualização o 10a da Mãe Limpa Minha Bunda e da Estherminadora Sit Start, mas já fiquei sabendo também de outro 10a em Lençóis, a via Valderrama, e um 10c a Titio Responsa, que fica sendo a via mais forte encadenada no Nordeste. 

 

Facebook Comments