ERRATA: Magnus Midtbø ainda atrás da cadena da Neanderthal

Depois de uma épica batalha, o escalador norueguês Magnus Midtbø finalmente conseguiu a cadena da Neanderthal 12b (9b fr; 5.15b us) em Santa Linya. Essa foi a segunda ascensão da linha, que teve sua primeira ascensão ainda em 2009 por Chris Sharma, e permanecia sem cadena desde então.

Corrigindo a notícia dada há pouco, Magnus Midtbø não realizou a segunda ascensão da via Neanderthal em Santa Linya, segundo noticiou a revista Rock and Ice. Segundo o site UK Climbing a cadena não aconteceu, e os rumores sobre a cadena parecem ter surgido de uma entrevista que Magnus deu para a revista Desnível falando sobre as tentativas na via. O boato parecia tão verídico que até mesmo amigos de Magnus foram lhe parabenizar pela cadena.

Magnus tentando a Neanderthal 12b
Magnus tentando a Neanderthal 12b

Magnus já havia tentado a via durante semanas na temporada passada, chegando a cair 26 vezes no bote do crux. Acabou deixando a Espanha de mãos vazias, mas prometendo voltar quando as condições fossem ideais.

Esse foi seria o segundo 12b de Magnus, que já havia escalado anteriormente o 12b da Ali Hulk Sit Start Extension, o misto de boulder e via aberto por Dani Andrada em Rodellar. Ele também é uma das únicas cinco pessoas no mundo a ter escalado 11b (8c+ fr; 5.14c us) à vista, (juntamente com Adam Ondra, Patxi Usobiaga, Ramon Julian e Alex Megos) quando escalou em maio passado a via Cosi Fan Tutte, em Rodellar.

Confira abaixo o vídeo do norueguês tentando a via.

Fonte: Rock and Ice

Facebook Comments