Associação Brasileira de Escalada Esportiva

31
Mar
Tweet

Com o ano passado completamente estéril em termos de etapas do brasileiro, e a decisão de desfiliação do IFSC por parte da CBME, o cenário de competições no Brasil se viu em crise. No rastro dessa crise se iniciou uma série de discussões e iniciativas, como a pesquisa realizado por Raphael Nishimura e que publiquei os resultados aqui. As discussões evoluíram e hoje posso dar aqui essa notícia que considero bastante importante para a escalada esportiva brasileira.

Depois de várias conversas, um grupo de escaladores capitaneados por Janine Cardoso, Raphael Nishimura, Thais Makino, Alexandre Cardoso e Bianca Castro, resolveu criar a Associação Brasileira de Escalada Esportiva (ABEE), entidade que vai buscar a partir desse ano organizar a escalada de competição no país. A entidade já nasce com o apoio do IFSC, e pretende até o final de abril divulgar as datas das etapas dos Campeonatos Brasileiros de Dificuldade e Boulder. Também faz parte dos objetivos da nova associação montar um time nacional para competir no exterior. Em breve mais informações sobre filiação, vantagens e demais novidades devem ser divulgados.

A criação da nova entidade é, ao meu ver, o caminho mais óbvio que deveria ser tomado. No resto do mundo a experiência de se separar a escalada esportiva de competição da escalada em rocha, em suas mais diversas facetas, tem obtido ótimos resultados, e o exemplo maior disso é o próprio IFSC, que se separou do UIAA e hoje é orgão máximo das competições de escalada. Espero que ABEE possa trilhar o mesmo caminho e que a escalada de competição no Brasil volte a ter força no país. O caminho com certeza não vai ser fácil, mas à frente da nova entidade estão pessoas completamente envolvidas com a causa, que conhecem melhor do que ninguém o cenário de competições, e o futuro tende a ser promissor.

Vida longa a Associação Brasileira de Escalada Esportiva!

Postado por admin em : competições, Escalada Esportiva, notícias
Tags:, Associação Brasileira de Escalada Esportiva, , , Raphael Nishimura,

Betas da galera!

Sem comentários ainda, seja o primeiro

Deixe seu beta!