Sean Leary morre em acidente de Base Jump

Notícia triste para o mundo da escalada. O escalador norte americano Sean “Stanley” Leary, de 38 anos, morreu em um acidente de base jump no Parque Nacional de Zion, em Utah. A morte aconteceu no dia 13, mas a notícia só chegou agora porque ele devia ter retornado para casa ontem, mas quando não voltou, uma busca foi realizada e seu corpo foi encontrado.

Sean "Stanley" Leary
Sean "Stanley" Leary

Sean Leary era um dos grandes nomes da escalada  norte americana e mundial. Ele era um dos escaladores mais experimentados da nova geração no Parque Nacional de Yosemite, onde escalou o El Cap várias vezes, e estabeleceu recordes de velocidade tanto da The Nose, com Dean Potter em 2010, e da Salathé Wall com Alex Honnold em 2009. Leary também levou sua experiência em big walls para outras partes do mundo, abrindo novas linhas na Patagônia, Ilha de Banff, Venezuela e Antárctica.

Leary também ficou conhecido no Brasil por ter sido namorado da renomada escaladora nacional Roberta Nunes, falecida em 2006. Leary até conquistou uma via na Patagônia em sua homenagem, registrada no episódio Patagonia Promise, da série First Ascent. Leary era casado desde 2010, e sua esposa espera um filho seu.

Descanse em paz, Stanley!

Fonte: Climbing

Facebook Comments