Kilian Fischhuber e Shauna Coxsey ganham em Innsbruck

Não é a toa que Innsbruck é tida como a capital mundial da escalada competitiva e vai ser a sede do mundial de 2018. A quarta etapa da Copa do Mundo de Boulder, que aconteceu esse final de semana na cidade austríaca foi um evento fantástico. A praça onde o muro foi montado foi tomada pelo público que participou ativamente torcendo, e criando até um momento bem inusitado quando entoou em coro parte da música que estava tocando no momento, Fear of the Dark do Iron Mainden.

As finais foram bem disputadas, tanto no lado feminino quanto no lado masculino, mas foi entre os homens que a disputa foi mais bonita.

Adam Ondra, participando da sua primeira competição da temporada, entrou nas finais em segundo, apenas com Kilian na sua frente. Mas o tcheco começou parecendo que não ia dar margem nenhuma para o azar e enquanto todos lutaram para fazer top nos dois primeiros boulders, Ondra encadenou os dois em flash, sem tomar conhecimento dos problemas propostos pelos route setters. Kilian Fischhuber não foi tão impressionante, mas se manteve na cola, encadenando também os dois primeiros boulders, assim como o russo Rustam Gelmanov.

O terceiro boulder se mostrou mais técnico, mas não foi problema para Rustam, que conseguiu o flash, assim como Dmitrii Sharafutdinov. Ondra contudo não encaixou no boulder e precisou de quatro tentativas para conseguir o top, saindo claramente aborrecido e abrindo espaço para Kilian, que também conseguiu o flash. O quarto boulder iria decidir tudo. Ondra ainda estava à frente apenas por uma tentativa a menos no bônus, mas teve suas chances de vitória destruídas quando teve sua primeira tentativa invalidada pelos fiscais e acabou perdendo o flash. O mesmo que aconteceu com Shauna em Baku. Bastava agora Kilian conseguir o top em até duas tentativas para ficar com o título, o que ele conseguiu sem problemas. Ondra teve que amargar o segundo lugar, e Kilian fez a festa do público austríaco conseguindo sua primeira vitória na temporada.

Kilian Fischhuber fazendo top no M2
Kilian Fischhuber fazendo top no M2

No lado feminino, Shauna estava disposta a repetir a vitória de Grindenwald. A inglesa iniciou muito bem, sendo a única a conseguir o top do dificílimo primeiro problema, o que permitiu a Shauna seguir na frente do restante por toda a competição. No terceiro problema Shauna reviveu um pouco o trauma de Baku, quando sua primeira tentativa foi invalidada por ter saído errado. Ainda assim Shauna conseguiu o top na terceira tentativa, e se manteve na frente. Somente o quarto e último boulder conseguiu parar Shauna, mas esse parou todas as outras também, o que fez Shauna ficar com a vitória mais uma vez, se isolando na liderança da corrida pelo título.

Shauna segurando a "porteira" no F1
Shauna segurando a "porteira" no F1

A Copa do Mundo de Boulder chegou na sua metade. Agora faltam mais quatro etapas para definir os campeões de 2014. A próxima etapa agora acontece nos dias 31 e 1 de Junho, em Toronto no Canadá.

Copa do Mundo de Boulder – Innsbruck (4-8)

Masculino

1. Kilian Fischhuber (AUT)

2. Adam Ondra (CZE)

3. Rustam Gelmanov (RUS)

Feminino

1. Shauna Coxsey (ING)

2. Anna Stöhr (AUT)

3. Akyo Noguchi (JAP)

O resultado completo e a classificação geral da Copa do Mundo de Boulder, você pode conferir no site do IFSC. Confira abaixo o replay da final.

Facebook Comments