Primeiro V14 para Ashima Shiraishi

E mais uma vez a pequena notável Ashima Shiraishi aprontou das suas. A jovem escaladora de 13 anos, conseguiu ontem a cadena do boulder Golden Shadow V14, em Rocklands na África do Sul. Esse é o primeiro V14 de Ashima, e o segundo V14 escalado por uma mulher no mundo, sendo a primeira a conseguir o feito a japonesa Tomoko Ogawa ao encadenar o boulder Catharsis V14 em Shiobara, no Japão.

Ashima no Golden Shadow V14
Ashima no Golden Shadow V14

Ashima soltou a notícia pela sua conta do Instagram, e comentou: “Eu ainda não consigo acreditar que consegui isso! Eu mandei meu projeto Golden Shadow 8B+ (V14). Meu primeiro V14!!

A pequena já fazia parte do seleto grupo de mulheres a ter escalado V13, com os boulders Crown of Aragorn em Hueco Tanks, One Summer in Paradise em Magic Woods,  The Automator em RMNP, Fragile Steps em Rocklands e Steady Plums Direct em Cape Town, sendo a mulher que mais escalou essa graduação até agora.

O V14 de Ashima é bastante representativo para o nível que pode chegar essa nova geração de escaladoras no futuro. Ashima, assim como Brooke, estão conseguindo em tenra idade o que as melhores escaladoras do mundo recentemente conseguiram. Ashima ainda tem bastante tempo para evoluir e com certeza veremos a baixinha ainda mandar o primeiro V15 feminino. Anota aí!

Facebook Comments