Adam Ondra e Juliane Wurm são os novos campeões mundiais de Boulder

Esse final de semana aconteceu em Munique o Campeonato Mundial de Boulder. Esse ano as atenções se voltavam claramente para o atual campeão da Copa do Mundo, o alemão Jan Hojer, no lado masculino, e no lado feminino, com a ausência de Anna Stöhr da competição devido a uma lesão, a disputa ficou bem mais aberta.

Adam Ondra no posto mais alto do podium
Adam Ondra no posto mais alto do podium

A disputa final não poderia ter sido mais emocionante! No lado masculino, Adam Ondra e Jan Hojer começaram muito bem, mas Hojer mostrava estar com vontade de ficar com mais esse título, ao fazer os dois primeiros boulders em flash, exibindo sua força característica. Ondra mais uma vez cometeu erros bobos na saída de alguns boulders, o que lhe rendeu a perda de algumas tentativas, algo que poderia lhe complicar mais na frente. Dmitrii Sharafutdinov estava quase irreconhecível, conseguindo apenas um top, e ficando apenas na frente do japonês Tsukuru Hori, que não conseguiu nenhum top. Enquanto isso o esloveno Jernej Kruder corria por fora, e ia garantindo seus tops que lhe colocaram na disputa pelo primeiro lugar.

No último boulder, Kruder que estava com 2 tops apenas, conseguiu seu terceiro boulder, e ficou no aguardo de Ondra e Hojer. Caso os dois não conseguissem o top, Kruder seria campeão mundial. Ondra entrou em seguida, com a responsabilidade de fazer top, com o mínimo de tentativas possíveis. E mostrando porque é um dos melhores escaladores da atualidade, Ondra conseguiu o top na segunda tentativa, e colocou uma mão na taça. Agora Hojer tinha que fazer top em até quatro tentativas para ser campeão. Hojer entrou, parecia ter encontrado o beta, mas não conseguiu o top do boulder, que além de lhe custar o título, lhe custou também o segundo lugar, já que Jernej Kruder acabou com uma agarra bônus a mais. Com isso Adam Ondra se tornou pela primeira vez Campeão Mundial de Boulder, e pode vir a ser a primeira pessoa a ganhar tanto o Campeonato Mundial de Boulder quanto o de Dificuldade, caso saia vencedor daqui a menos de um mês em Gijon.

No lado feminino a disputa foi tão emocionante quanto. No primeiro boulder apenas Alex Puccio e Juliane Wurm conseguiram o top, e despontaram na frente, e tiveram apenas que manter o ritmo para manter a disputa entre as duas, já que as duas maiores adversárias, Shauna Coxsey e Akyo Noguchi simplesmente não encaixavam nos problemas, terminando a disputa com apenas um top cada. As outras duas finalistas, Melissa Le Neve e a inglesa Michaela Tracy, pela primeira vez em uma final, não conseguiram nenhum top. O terceiro boulder não viu top por nenhuma das escaladoras, o que deixou a disputa para o último problema. Puccio conseguiu o top do último problema com seis tentativas, e praticamente colocou a mão no título, já que o boulder era bastante difícil. Parecia que esse seria o ano de Puccio. Contudo, Juliane Wurm ainda tinha uma boa chance, tendo cinco tentativas para encadenar o problema, e ela conseguiu na quarta, ultrapassando Puccio por apenas uma tentativa e ficando com o título.

Juliane Wurm fica com o título de 2014
Juliane Wurm fica com o título de 2014

Campeonato Mundial de Boulder – Munique

Masculino

1. Adam Ondra (CZE)

2. Jernej Kruder (ESL)

3. Jan Hojer (ALE)

Feminino

1. Juliane Wurm (ALE)

2. Alex Puccio (EUA)

3. Akyo Noguchi (JAP)

Assista abaixo o replay da final e confira o resultado completo no site do IFSC.

Facebook Comments