Adam Ondra ganha a primeira na Copa do Mundo de Dificuldade

Depois de um começo com resultados bem aquém do esperado para o maior fenômeno da escalada na atualidade  (com direito deixar de clipar a costura nas qualificatórias e ficar de fora da semi em Chamonix), finalmente Adam Ondra conseguiu uma vitória nessa temporada da Copa do Mundo de Dificuldade. No lado feminino a vitória ficou com austríaca Magdalena Röck, que interrompeu uma sequência de três vitórias seguidas da coreana Jain Kim, ganhando também sua primeira etapa do ano.

Adam Ondra no topo do podium pela primeira vez em 2014
Adam Ondra no topo do podium pela primeira vez em 2014

A final da quarta etapa da Copa do Mundo de Dificuldade em Imst, local da maior parede de competição da temporada, com seus 22 metros, foi bastante disputada, com vias longas, aparentemente bem diluídas mas com crux bem definido. Na via masculina o crux ficou por conta da passagem de teto, que segundo os route-setters, não era pra ser o crux, mas acabou derrubando todo mundo, com alguns escaladores indo um pouco mais longe e outro caindo um pouco mais cedo. A única exceção à regra foi o italiano Stefano Ghisolfi, que caiu ainda ainda no começo da via, em um lance estático mas aparentemente fácil. Adam Ondra foi o único a completar toda a sequência do teto, mas nem ele conseguiu completar a via, caindo antes de fazer a virada. O canadense Sean McColl ficou com a segunda colocação, com o austríaco Jakob Schubert em terceiro.

A final feminina repetiu a tônica da masculina, com um primeiro trecho aparentemente mais fácil e sem muitas surpresas, e lances mais exigentes no segunda metade, principalmente na entrada do teto. As únicas duas escaladoras a superarem a passagem do teto foram Magdalena Röck e Jain Kim. Jain Kim acabou indo um pouco mais longe, mas por ter escalado de forma bastante lenta, o tempo terminou antes dela alcançar a marca de Magdalena, que ficou em primeiro. Completando o podium ficou a também austríaca Jessica Pilz

A Copa do Mundo de Dificuldade agora faz uma pausa e só retorna em Outubro, após os campeonatos mundiais de Boulder, que acontece ainda esse mês, e Dificuldade que acontece em setembro.

Copa do Mundo de Dificuldade Imst

Masculino

1. Adam Ondra (CZE)

2. Sean McColl (CAN)

3. Jakob Schubert (AUT)

Feminino

1. Magdalena Röck (AUT)

2. Jain Kim (COR)

3. Jessica Pilz (AUT)

Confira abaixo o replay da final disputada em Imst e para ver o resultado completo, acesse o site do IFSC.

Facebook Comments