Jorg Verhoeven faz a quarta ascensão em livre da The Nose

O escalador holandês Jorg Verhoeven, conseguiu ontem um feito alcançado por poucos. Ele escalou em livre a lendária The Nose, no El Captain em Yosemite. Jorg é agora o primeiro escalador não americano a conseguir escalar a via em livre, e apenas o quarto na história a conseguir tal feito.

Jorg Verhoeven no Great Roof
Jorg Verhoeven no Great Roof

Jorg contou em sua página no facebook, que conseguiu passar pelo difícil “Great Roof” no segundo dia, e conseguiu mandar a “Changing Corners” depois de duas quedas, na manhã seguinte. Jorg também escalou em livre outras duas vias em Yosemite, a Free Rider e a El Niño, já escalou 10c à vista, e encadenou 11b, além de ser um grande nome nas competições, com vitórias na Copa do Mundo de Dificuldade e bons resultados na Copa do Mundo de Boulder.

Lynn Hill foi a primeira pessoa da história a escalar a The Nose em livre, em 1993. Ela levou um total de 4 dias para vencer os 880 metros da via. No ano seguinte ela retornou e fez a primeira ascensão em livre em um dia. A segunda ascensão nesse estilo só veio em 2005, com Tommy Caldwell e Beth Rodden se revezando na ponta da corda.

Fonte: Climbing Narc e Climbing Magazine

 

 

Facebook Comments