Tommy Caldwell encadena a última das cordadas mais difíceis da Dawn Wall

Depois de 6 anos de tentativas, finalmente parece que o mega projeto de Tommy Caldwell em Yosemite, a Dawn Wall, está perto de sair. Ontem Tommy conseguiu encadenar em livre a última das cordadas mais difíceis da via, uma dss sete cordadas na casa 11º da parede. Isso significa que toda as cordadas da via já foram encadenadas, falta agora fazer a ascensão da via inteira desde o chão.

Tommy Caldwell na Dawn Wall (Foto: Jeff Johnson)

Tommy compartilhou ontem em sua conta no facebook a foto e o seguinte texto: “Oh meu Deus!! Depois de seis anos eu finalmente mandei essa monstruosa cordada. Inspirado pela luta de Kevin, que quase conseguiu. Isso oficialmente significa que todas as cordadas individuais difíceis foram encadenadas. Estou tão empolgado que as minhas mãos estão tremendo!

O Dawl Wall é o projeto mais antigo de Tommy, e já vai com 6 temporadas de tentativas, com parceiros diferentes. Kevin Jorgenson tem sido seu parceiro mais comum, mas já tentaram a via com ele Chris Sharma e Jonathan Siegrist. No total a via tem 30 cordadas, com sete delas ficando na casa do 9/10º grau e mais sete na casa do 11º, sendo três 11º seguidos.

Com o inverno chegando, Tommy agora tem pouco tempo para tentar uma ascensão desde o chão ainda nessa temporada. Mas sabendo que o objetivo está tão próximo, com certeza ele deve tentar até o último dia de tempo bom em Yosemite. Nós estamos na torcida!

Facebook Comments