Felipe Camargo e Bianca Castro vencem o Brasileiro de Dificuldade 2014

No último sábado, dia 29, aconteceu em São Paulo, no ginásio Casa de Pedra, o Campeonato Brasileiro de Dificuldade 2014, organizado pela ABEE. Essa foi a segunda competição oficial organizada pela entidade, que já tinha organizado o Campeonato Brasileiro de Boulder, em outubro no ginásio UBT Escalada em Brasília.

A competição foi bem disputada e teve boa participação dos atletas, com cerca de 70 atletas competindo nas diversas modalidades. A grande atração do evento foi a participação do escalador austriaco convidado David Lama. David, como se esperava, acabou ficando com o primeiro lugar da competição, mas obviamente, por não ter nacionalidade brasileira, não ficou com o título. Destaque também nessa edição do Brasileiro foi a participação de 5 atletas de Paraescalada, mostrando que há espaço para esses atletas no cenário nacional.

No masculino Pro o título ficou com o paulista Felipe Camargo, que mesmo com uma lesão no pulso, conseguiu o segundo lugar geral, e o título brasileiro. Mas por pouco Felipe não perde o título para o seu xará, Felipinho Ho, que havia se classificado na frente de Felipe para a final. Felipinho precisava repetir o Top de Felipe na via final, mas acabou escalando de forma mais lenta, e estourou o tempo regulamentar à 3 agarras do top. Realmente uma pena, mas ainda assim um grande resultado para o jovem de 15 anos de idade, que acabou ficando com o título Juvenil. Com certeza vamos ver grandes resultados dele nos próximos anos. Em terceiro ficou o também paulista André Maeoka.

Finalistas do Pro Masculino
Finalistas do Pro Masculino

No Amador Masculino, quem levou  o título foi o paulista Júlio Teixeira, com Victor Hiago em segundo e Francisco José Brasil Silva em terceiro.

No feminino Pro quem acabou ficando com título brasileiro foi a carioca  Bianca Castro, coroando também na resina a evolução constante que ela vem demonstrando na rocha. Em segundo ficou a várias vezes campeã brasileira Janine Cardoso, que volta à competir depois de uma fratura no pulso, no começo do ano. Em terceiro lugar ficou a mineira Patrícia Antunes.

No Amador Feminino, quem levou foi a mineira Monica Fuller, com a paulista Letícia Monaka em segundo e a também mineira, Raiane Melo em terceiro.

O Campeonato Brasileiro de Dificuldade fecha com chave de ouro um ano bastante importante para a escalada de competição nacional. O surgimento da ABEE jogou sangue novo no cenário e teve um grande apoio por parte dos atletas, que foram somente elogios para as duas competições oficiais. Obviamente que ainda há espaço para melhorar, mas para um primeiro ano de atividades, com certeza foi um grande trabalho, e 2015 promete muito mais. O Desce daí, doido! deixa os parabéns para a ABEE, e o nobre blogueiro fica feliz de ter podido ajudar com esse momento!

Campeonato Brasileiro de Dificuldade 2014

Pro Masculino

1. David Lama (AUS) *

1. Felipe Camargo (SP)

2. Felipe Ho (SP)

3. André Maeoka (SP)

4. Fred Botton (SP)

5. Alexandre Rajogopalan (SP)

Pro Feminino

1. Bianca Castro (RJ)

2. Janine Cardoso (SP)

3. Patrícia Antunes (MG)

4.  Ana Luisa Makino (SP)

5. Anna Shaw (SP)

Amador Masculino

1. Julio Teixeira (SP)

2. Victor Hiago (SP)

3. Francisco José Brasil Silva (SP)

4. Gabriel Mariutti (SP)

5. Matthew Kligerman (SP)

Amador Feminino

1. Mônica Muller (MG)

2. Letícia Monaka (SP)

3. Raiane Melo (MG)

4. Marina Lee (SP)

5. Camila Caggiano (SP)

Juvenil Masculino

1. Felipe Ho (SP)

2. Matheus Buschle (PR)

3. Vitor Miyazaki (SP)

4. Davi Peres (MG)

5. Alexandre Tanhoffer (PR)

Junior Feminino

1. Hellen Cristina da Silva (PR)

2. Gabriela Vescovi (SP)

Sênior Masculino

1. Luiz Afonso Coelho Brinco (SP)

2. Goro Shiraiwa  (SP)

3. Andre Maeda (SP)

4. Sérgio Brito Lima (DF)

5 .Luiz Alexandre Sanda (SP)

Sênior Feminino

1. Mieko Makino (SP)

O resultado completo da competição você pode conferir na fanpage da ABEE.

Um comentário em “Felipe Camargo e Bianca Castro vencem o Brasileiro de Dificuldade 2014

  • Pingback: Campeonato Brasileiro de Dificuldade 2014- The North Face – Blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *