Alex Megos faz a primeira repetição de 12a em Flatanger

27
Aug
Tweet

O escalador alemão Alex Megos conseguiu ontem ser a primeira pessoa a repetir o monstruoso 12a (9a+ fr; 5.15a us) de 60 metros, Thor’s Hammer, FA de Adam Ondra na caverna de Flatanger na Noruega.

Alex Megos na Thor's Hammer 12a

Alex Megos na Thor’s Hammer 12a

Megos comentou que levou ao todo 3 dias para encadenar a via, e que achou mais difícil do que outros 12a que já escalou. A causa disso pode ser por ser uma via completamente diferente do que ele está acostumado, já que são 60 metros de um negativo de granito com inclinações de 55 a 85º. Megos levou ao todo 38 minutos para escalar a via, bem diferente dos seus “passeios” por vias do mesmo grau em Frankejura.

Adam Ondra comentou na época do FA que a Thor’s Hammer é um 12a “hard”, talvez um 12b “fácil”. Jakob Schubert, Daniel Woods e Ethan Pringle também estão na caverna trabalhando a via por mais alguns dias. Talvez teremos uma terceira opinião em breve.

Com esse 12a eu já perdi as contas de quantos 12a Alex Megos já encadenou. A única certeza é que ele ainda não tem nenhum 12b na sua lista de cadenas, e muitos se perguntam porque até agora ele não tentou. Mas com 11c à vista, e 12a escalado em um dia, caso da Biographie, não deve demorar muito para o alemão desencantar e adentrar no terreno dominado por Adam Ondra e Chris Sharma.

Fonte: UK Climbing

Postado por admin em : Escalada Esportiva, notícias
Tags:, Alex Megos, Flatanger, Thor's Hammer

Betas da galera!

Sem comentários ainda, seja o primeiro

Deixe seu beta!