Rosier Alexandre chega ao cume do Everest

O montanhista cearense Rosier Alexandre, chegou ao cume do Everest na noite da última sexta-feira, 20 de Maio, e se tornou o primeiro nordestino no topo da montanha mais alta do mundo.

Rosier Alexandre no cume do Monte Elbrus, um dos 7 Cumes

Rosier Alexandre é cearense, natural da cidade de Monsenhor Tabosa, e já havia tentando alcançar o cume do Everest em duas outras ocasiões, em 2014 e 2015. Em 2014 Rosier uma avalanche de grandes proporções fechou o Everest, deixando um total de 16 mortos. Em 2015 um terremoto de grande magnitude atingiu o Nepal, causando deslizamentos, que mais uma vez frustrou a tentativa de Rosier de chegar ao cume.

Mas esse ano foi diferente, depois de mais de um mês de aclimatação no Tibet, Rosier conseguiu completar a escalada e alcançar o “topo do mundo”. Rosier chegou ao cume pela Face Norte da montanha, que é a face menos frequentada, e também mais difícil que a tradicional Face Sul, que contém trechos icônicos como o famoso “Escalão Hillary”.

Com a conquista, Rosier se tornou o 15º montanhista brasileiro a chegar ao cume do Everest. Ele também se tornou o 6º brasileiro a completar os 7 cumes, composto pelas as maiores montanhas de cada continente: Aconcágua na América do Sul, Kilimanjaro na África, Elbrus na Europa, Mackinley na América do Norte, Monte Carstensz na Oceania, o Vinson na Antártida, e finalmente o Everest na Ásia, sendo o Everest a única montanha de 8 mil metros dentre os 7 cumes.

Rosier não foi o único brasileiro a chegar no cume nessa última sexta. Os montanhistas Cristiano Müller, Carlos Santanela e Thais Pegoraro, também conseguiu chegar ao topo da montanha mais alta do mundo, todos pela tradicional Face Sul.

 

 

Facebook Comments