Adam Ondra faz FA de 12a em apenas três tentativas

E Adam Ondra parece ter estabelecido um novo recorde. O escalador tcheco conseguiu fazer a primeira ascensão da via Hyper Finale 12a (9a+ fr; 5.15a us), em Rawyl na Suiça, em apenas três tentativas.

Esse foi o 11º FA de um 12a para Adam Ondra, e pode ter sido o FA mais rápido de uma via nesse grau de que se tem notícia. Vale lembrar que foi também em Rawyl, que Ondra conseguiu a cadena do seu primeiro 11c à vista, com a via Cabane Au Canada, em 2013.

Ondra está numa fase mais incrível. Após ter começado a treinar com Patxi Usobiaga, o tcheco tem construído uma impressionante “tick list”. Foram 17 vias acima de 9c nos últimos 11 dias, incluindo 2 11b à vista. Nessa lista também está a cadena da via Black Label 11c, em Frankejura, em apenas 25 minutos!

A impressionante lista de cadenas de Adam Ondra até hoje, já inclui 17 11b e 3 11c à vista. Além disso, o tcheco tem o FA de 23 vias de décimo segundo grau, incluindo aí os três únicos 12c do mundo: Change, em Flatanger; La Dura Dura em Oliana; e Vasil Vasil na Républica Tcheca.

Fonte: Rock and Ice

Facebook Comments