Escalada Esportiva é confirmada nas Olimpíadas de 2020

Agora é oficial! Depois de 6 anos de espera a Escalada Esportiva está finalmente confirmada nas Olimpíadas de 2020, em Tóquio! Hoje foi o dia em que o COI se reuniu no Rio de Janeiro para decidir se a proposta do Comitê Organizador dos jogos no Japão seria aceita. A proposta era incluir um pacote de 5 novos esportes ao programa olímpico da edição de 2020, sendo um deles a escalada. Depois da apresentação do Comitê Organizador, a proposta foi aceita por unanimidade, e a Escalada Esportiva confirmada nos Jogos Olímpicos de 2020.  A decisão vem coroar o magnífico trabalho do IFSC em promover a escalada como esporte de competição desde que assumiu a governança do esporte em 2007.

A Escalada Esportiva será representada em Tóquio por 40 atletas: 20 homens e 20 mulheres. Eles vão competir em um modelo combinado de todas as modalidades do IFSC: Boulder, Dificuldade e Velocidade. Algo parecido com o “overall” do Campeonato Mundial. A escolha do IFSC por esse modelo foi para ter mais chances na disputa. Ter os 3 eventos em separado, cada um com sua cota de atletas, poderia pesar na decisão do COI e diminuir as chances da Escalada.

Além da Escalada Esportiva, o Karatê, Baseball e Softball, Skate e o Surfe irão fazer parte dos Jogos Olímpicos em Tóquio. E vale lembrar: a inclusão da Escalada Esportiva, e dos demais esportes, nas Olimpíadas será apenas para o evento de 2020, e não garante o esporte no Programa Oficial de todos os jogos. Mas quem se importa, não é?

Facebook Comments