Chris Sharma faz FA de psicobloc com grau sugerido de 12b

Faz 10 anos que Chris Sharma encadenou a hoje famosa Es Pontas, uma via de psicobloc (Deep Water Soloing) em Mallorca. Há época Sharma não quis graduar a via, mas depois concordou que podia ser um 12b (9b fr; 5.15b us). Até hoje a linha permanece sem repetição, apesar dos esforços de gente muito forte como Ethan Pringle.

Agora Sharma anunciou ter escalado um outro projeto de psicobloc na cidade espanhola. Ele batizou a via de Alasha, em homenagem à sua filha. Ele comentou que apesar de ser de estilo diferente da Es Pontas, ela estaria no mesmo nível de dificuldade.

Sharma contou ao site 8a.nu que descobriu a linha há 6 anos, enquanto procurava novas paredes com seu amigo Miguel Riera. Na época, Sharma tentou a via debaixo, mas logo percebeu que seria preciso isolar os movs de cima da via. Agora em setembro, ele voltou e passou 8 dias trabalhando a parte final da via com a corda, até conseguir desvendar a sequência de boulder na casa do V13 a 18 metros de altura. Quando se sentiu pronto, Sharma resolveu tentar novamente desde baixo e conseguiu a cadena, que ele coloca entre os seus 10 maiores momentos na escalada.

Foi uma manhã muito especial quando eu encadenei. Somente com meu amigo Ricardo filmando e as ondas quebrando. Um dos meus top 10 momentos na escalada com certeza.

 

Facebook Comments