Daniel Woods encadena nova proposta de V16 em Upper Chaos

Ontem o escalador americano Daniel Woods conseguiu encadenar mais um de seus fortes projetos. Ele conseguiu a cadena do boulder The Creature From the Black Lagoon em Upper Chaos Canyon, no Colorado. A linha é uma saída mais baixa do boulder Leviathan Style V11, e Woods comentou que achou um V15 até o ponto da saída em pé do Leviathan. De lá até o topo seria um V11 “fácil”.

Na sua publicação no Instagram, Woods comentou que conseguiu isolar todos os movs no primeiro dia. Até mesmo ligar alguns dos movimentos chegando no ponto de achar que o boulder estava praticamente encadenado. Desde então ele entrou numa batalha mental com a linha, perdendo várias vezes a cadena a três movimentos do final. Ele chegou a achar que precisaria deixar para a próxima temporada, com a mente limpa.

Sobre a graduação, Woods comentou que achou a linha mais forte que a maioria dos V15 que ele escalou. Contudo, ele aproveitou a oportunidade para ampliar a discussão, dizendo que: “o mesmo nível de bouldering tem se mantido desde Fred Nicole, Bernd Zangerl, e Klem Loskot uma década atrás até agora. Nós podemos ou concordar com o que é um nível acima dos V15 referência (baseado no consenso ao longo dos anos), ou continuar escalando V15 por mais uma década.”

Essa é a quarta proposta de Daniel Woods de provável V16. O primeiro foi o The Game em 2010, que Woods voltou atrás no grau após a cadena de Carlo Traversi com um novo beta. Também em 2010 ele encadenou o Hypnotized Minds, que só recebeu uma repetição relativamente rápida esse ano pelas mãos do russo Rustam Gelmanov. Ano passado ele encadenou o highball The Process, em Buttermilks, que ainda está sem repetição, e teve uma agarra quebrada depois do FA. Resta saber agora quanto tempo essa nova proposta de V16 de Daniel Woods vai ficar sem repetição, e se finalmente teremos um consenso num novo grau de dificuldade no boulder.

Fonte: UK Climbing

Facebook Comments