Jernej Kruder vence pela primeira vez na Copa do Mundo de Boulder

Esse final de semana aconteceu a primeira etapa da Copa do Mundo de Boulder, na cidade suiça de Meiringen. É a terceira vez que a cidade abre o circuito mundial, apresentando os possíveis favoritos da temporada. Esse ano, Jernej Kruder da Eslovênia e Miho Nonaka saíram na frente. O primeiro título de uma Copa do Mundo para ele, e a primeira vitória no circuito desde 2016 para ela.

Primeira vitória para Kruder

Jernej Kruder após o segundo boulder da final. (Foto: Eddie Fowke/IFSC)

Jernej Kruder encarnou nessa etapa o ditado de “os últimos serão os primeiros”. Classificado para a final na última vaga e escalando primeiro que todo mundo, Kruder conseguiu o top nos três primeiros boulders, incluindo o belo top flash do segundo, em um movimento extremamente dinâmico que virou a imagem da etapa. Por pouco ele não conseguiu o top do último, mas teve que aguardar as tentativas dos demais para finalmente comemorar sua primeira vitória em uma etapa de Copa do Mundo. O japonês Tomoa Narasaki ficou com a segunda colocação e o russo Alexsey Rubtsov, ficou em terceiro, completando o podium.

Retorno de Miho Nonaka

Miho Nonoka de volta ao topo na Copa do Mundo (Foto: Eddie Fowke/IFSC)

Já no feminino a disputa foi mais apertada até o segundo boulder estava tudo igual entre Miho Nonaka, Janja Garnbret e Akyo Noguchi. As três haviam conseguido o flash nos dois primeiros problemas, mas somente Miho manteve o ritmo e também escalou em flash o terceiro. Ao escalar o quarto boulder em apenas duas tentativas, Miho garantiu seu retorno ao topo do podiu de uma etapa de Copa do Mundo. Janja Garnbret ficou com o segundo e Akyo completou o podium ficando em terceiro.

Algumas decepções

Pode ser um pouco injusto falar em decepções, mas alguns nomes nessa etapa acabaram não indo tão bem quanto se esperaria. O primeiro foi o alemão Alex Megos, que não conseguiu sequer passar o corte para as semifinais, caindo ainda nas qualificatórias e amargando a 33ª colocação, depois de ter raspado a final em Munique ano passado, terminando em 7º. O canadense Sean McColl, acostumado à finais, também passou longe das semis esse ano. Outro nome entre os homens que vale a nota, é o americano Nathaniel Coleman, que depois de ter se classificado em primeiro para as semifinais, indicando uma possível presença do escalador nas finais, acabou não se dando bem com os boulders da semi e terminou a etapa na 17ª posição. Entre as mulheres, a austríaca Katharina Saurwein, segunda colocada ano passado em Meiringen, também acabou ficando de fora das semis esse ano, terminando em 23º a etapa.

Copa do Mundo de Boulder – Meiringen

Masculino

1. Jernej Kruder -ESL

2. Tomoa Narasaki – JAP

3. Alexsey Rubtsov – RUS

4. Jakob Schubert – AUT

5. Tomoaki Takata – JAP

6. Jongwon Chon – COR

Feminino

1. Miho Nonaka – JAP

2. Janja Garnbret – ESL

3. Akyo Noguchi – JAP

4. Sandra Lettner – AUT

5. Fanny Gibert – FRA

6. Shauna Coxsey – ING

Assisa ao replay completo das finais abaixo. Para os resultados completos, acesso o site do IFSC

Facebook Comments