Jonas Leffeck faz o FA de 11a em Corupá

O escalador catarinense Jonas Leffeck conseguiu, no último dia do ano, a cadena da via Promessas Vazias no clássico pico de esportiva de Corupá, em Santa Catarina. Foi a primeira cadena da via (First Ascent), para a qual Jonas sugeriu o forte grau de 11a (8c fr; 5.14b us).

Ele contou em seu perfil no Instagram que levou mais de um ano tentando a via, ao lado do escalador paranaense Ian Padilha, com quem trocou betas e motivação para o projeto.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Jonas Leffeck (@leffeck) on

A via tem uma saída forte, com um boulder graduado na casa do V12, e depois segue por um 9c/10a com poucos descansos, finalizando com mais uma sequência de boulder na casa do V5, que custa caro quando se está cadena e derrubou Jonas algumas vezes.

Jonas é natural de Campo Alegre, já foi Campeão Brasileiro de Boulder em 2015 e Vice-Campeão Brasileiro de Dificuldade em 2015 e 2016. Caso se confirme o grau, esse será o primeiro 11a de Jonas, que entra no seleto grupo de brasileiros a encandenar essa graduação e o primeiro catarinense, assim como a via se torna a mais forte do estado até agora e uma das mais difíceis do país. Um belo desafio para outros fortes escaladores brasileiros.

Facebook Comments