Escalada está entre os esportes adicionais para as Olimpíadas de 2024

A estreia oficial da escalada nos jogos olímpicos ainda nem aconteceu mas o esporte já está mais perto de entrar para a edição de 2024, que acontecerá em Paris.

Hoje, em uma coletiva de imprensa, o Comitê Organizador dos jogos em Paris anunciou os esportes adicionais que devem fazer parte do programa do evento. Três esportes que estreiam em Tóquio permaneceram na lista: Skate, Surfe e a Escalada; e houve também a inclusão do Break Dance.

Esse foi só o primeiro passo para que a escalada seja oficialmente incluída. Em março a proposta será levada ao Comitê Executivo do COI e, caso seja aprovada, será colocada em votação na sessão plenária que acontece em Junho.

Além de propor a escalada entre os esportes adicionais, o Comitê de Paris também propôs um aumento no programa. Em vez de um único evento combinado das 3 modalidades, a ideia para Paris é um evento separado de Velocidade, com 16 atletas no masculino e 16 atletas no feminino disputando 6 medalhas, e um evento combinado de Boulder e Dificuldade com 20 atletas no masculino e 20 atletas no feminino. Isso aumentaria a quantidade de medalhas da escalada de 6 para 12 e o total de atletas de 40 para 72!

Apesar de ainda não estar 100% certo de que a escalada estará nos Jogos Olímpicos de 2024, a inclusão do esporte na proposta não chegou a ser uma grande surpresa. A França é considerada o berço do montanhismo e a Escalada Esportiva é um esporte muito popular no país, logo a manutenção da modalidade nos jogos de Paris era algo lógico e bem provável de acontecer.

Ficamos agora na torcida para que a jornada olímpica da escalada possa prosseguir além de 2020 e, quem sabe, finalmente fazer parte do programa principal das Olimpíadas em um futuro não muito distante.

Facebook Comments