Lucka Rakovec e Adam Ondra são os novos Campeões Europeus de Dificuldade

Um dos maiores ginásios do mundo, Eica Ratho, em Edimburgo – Escócia, sediou o Campeonato Europeu de Dificuldade e Velocidade entre os dias 4 e 6 de outubro. Na dificuldade, Adam Ondra conquistou o primeiro título europeu e Lucka Rakovec levou o primeiro ouro em competições adulto.

Dificuldade

A final do feminino começou com a francesa Louce Douady, de apenas 15 anos. Mesmo tendo passado para a final em último, escalou bem, confiante, mas caiu no teto, num lance complicado jogando os pés antes que as mãos e ficando em 3o lugar. Laura Rogora (ITA – 18 anos) no caminho entre Kranj e Edimburgo, decidiu escalar na rocha e fez um 10a e um 10b a vista no mesmo dia. Durante o campeonato, escalou incrivelmente bem e ficou com o 2o lugar, passando o teto e pontuando 45+ já no fim dos 6 minutos. A eslovena Lucka Rakovec (18 anos), que na semana passada conquistou sua 1a medalha em Copas, deu um show a parte, pontuando 46+ e conquistando seu 1o título na categoria adulto. 

Anak Verhoeven, a belga Campeã Européia de 2017, passou em 1o pra final, mas acabou caindo no bote localizado no meio da via e terminou em 8o. Tjasa Kalan (ESL), que passou em 2o, perdeu alguns minutos numa montada desconfortável num módulo, acabou cansando e caindo no mesmo bote, ficando com o 7o lugar. Janja Garnbret não participou da etapa.

A via do masculino seguia o mesmo estilo da via do feminino, com uma montada num módulo em forma de barril, seguida de um bote para o lado e movimentos complexos no teto. Jakob Schubert (AUT) e James Pope (GBR) caíram no bote. Martin Bergant (ESL) e Sascha Lehmann (SUI) caíram na mesma agarra 34+, uma sequência tijolante de pinças rasas. No desempate o suíço se deu melhor ficando com  3o lugar. O espanhol Alberto Ginés, de 17 anos, que na semana conquistou sua 1a medalha em Copas do Mundo, lutou até o fim em regletes pequenos no negativo, pontuando 38+ e conquistando a prata. Ondra mostrou mais uma vez que o psicológico está em dia, escalou leve, chamou a torcida enquanto descansava depois do bote, caiu na agarra 45+ e levando o ouro. Foi seu 1o titulo continental, após ter sido 5 vezes medalha de prata nos últimos anos.

Velocidade

No feminino, a atual e Bicampeã Mundial Aleksandra Miroslaw, venceu cravando o melhor tempo da competição ainda na semifinal com 7,23s. Foi o 1o título europeu da polonesa, e o único que faltava em sua carreira. A russa Maria Krasavina ficou em 2o, seguida da francesa Anouck Jaubert em 3o. Não houve participação de nenhuma escaladora não especialista dessa vez.

No masculino, Vladislav Deulin (RUS), que fez o melhor tempo da competição nas semi com 5,66s, venceu o ucraniano Danyl Boldyrev. Em 3o ficou Dmitrii Timofeev (RUS). Ludovico Fossali (ITA), atual Campeão Mundial, foi eliminado por Danyl nas quartas. Entre os não especialistas, Jan Hojer (ALE) marcou 6,74s.

Jakob Schubert, Aleksandra Miroslaw e Ludovico Fossali já garantiram suas vagas nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Ano que vem o Campeonato Europeu vale vaga para os Jogos Olímpicos e classificará alguns dos últimos atletas para Tóquio 2020.

Facebook Comments