Anak Verhoeven escala mais um 12a com a Joe Mama

A escaladora belga Anak Verhoeven conseguiu a cadena da via Joe Mama 12a (9a+ fr; 5.15a us) em Oliana, sua segunda cadena nesse grau e a primeira repetição feminina da via.

Anak precisou de 10 tentativas para encadenar a via aberta por Joe Kinder, e que teve sua primeira ascensão pelas mão de Klemen Becan em 2016 e já recebeu repetições de Chris Sharma e Sean Bailey.

Em 2017, ela se tornou a primeira mulher a fazer a primeira ascensão (FA) de uma via de 12a, quando encadenou a via Sweet Neuf na França. A via em questão já foi repetida pelo suiço Cedric Lachat em 2019, que confirmou a graduação. Margo Hayes foi a primeira mulher a escalar uma via de 12a, quando encadenou a La Rambla em Siurana.

No final de 2018, Anak teve que se ausentar das competições e dos projetos na rocha para tratar uma lesão no cotovelo. Ela passou 2 meses e meio em reabilitação e voltou a escalar apenas no começo do ano. Ela voltou às competições no segundo semestre e agora está de volta ao nível mais alto da sua carreira.

Foto de capa: Ezra Byrne

Facebook Comments