O escalador paulista Cesar Grosso conseguiu hoje completar o projeto ao qual estava dedicado há quase um mês: liberar o Teto do Baú, antiga via em artificial aberta em 1979 na icônica montanha de São Bento do Sapucaí e que hoje recebeu sua primeira ascensão em livre!
Foram exatos 22 dias de trabalho, entre regrampeação, limpeza e as tentativas em si. Ao todo, foram 12 chapas trocadas ou adicionadas na via, tudo para tornar possível que ela fosse escalada em livre. Mas depois de todo trabalho duro, parecia que o tempo não ia permitir a cadena.
Foram semanas de tempo ruim, que permitiu a Cesinha apenas poucas tentativas na via seca. Ele chegou a cair indo para a última agarra, adicionando um toque dramático à história que hoje teve seu desfecho.
A via agora tem nome, se chama Origens, que Cesinha graduou como 11b (8c fr; 5.14c us). Para Cesinha a via é mais do que o grau: “Escalador é o que me define como pessoa, e vir aqui, onde tudo começou pra mim décadas atrás e livrar o teto, a 380m do chão e que sempre vi como o coração do Baú, é a maior realização que eu poderia ter como escalador.“
Todo o processo foi documentado pelo fotógrafo e filmmakerMurilo Vargas e em breve deve sair um vídeo de todo o projeto. Parabéns, Cesinha, por essa grande cadena!