Escaladores querem comprar pico de boulder na Espanha

Se você gosta de boulder com certeza já ouviu falar do pico espanhol de Hoyamoros, ao sul de Salamanca. O terreno onde fica o pico foi recentemente colocado à venda e os escaladores locais estão se mobilizando para adquirir o local, garantindo assim o acesso às centenas de boulders do pico.

O anúncio em um portal imobiliária da Espanha vende o local como “uma propriedade de 547 hectares, em uma zona limítrofe entre Salamanca e a província de Cáceres, com vistas espetaculares” e “com muitas possibilidades turísticas e com uma zona de escalada entre as maiores da Europa“. O valor anunciado no portal é de 295 mil Euros (cerca de 1 milhão e 300 mil reais).

Até então a proprietária do terreno havia liberado o acesso ao local, mas com a venda e a possibilidade das terras terem novos donos muda completamente o cenário. Por isso os escaladores propuseram primeiramente à prefeitura de Candelario, onde está localizada o pico, para que adquirisse o terreno e o transformasse em área pública, administrada pela própria prefeitura. Contudo a prefeitura não parece ter aceitado a proposta e não fez nenhuma menção em comprar o terreno.

Buscando outras alternativas os escaladores locais estão agora tentando organizar um “crowdfunding” para adquirir as terras e abriram uma campanha de abaixo-assinado, que já conta com mais de 5 mil assinaturas, para medir o interesse da comunidade na proposta. Os locais também entraram em contato e tem o apoio da associação Escalada Sostenible, da Federación Extremeña de Montaña e da Federación Castellanoleonesa de Montaña.

A iniciativa seria pioneira no país e seguiria o exemplo de casos como o do Access Fund dos Estados Unidos, que já adquiriu para a comunidade diversos locais de escalada com o intuito de garantir o acesso e preservar o meio ambiente.

Fonte: Desnível
Foto de Capa: Carles de Diego

Facebook Comments