Julia Chanourdie encadena seu primeiro 12a

A escaladora francesa Julia Chanourdie, de 23 anos, se juntou na última sexta ao grupo seleto de escaladoras que conseguiram encadenar uma via de 12º grau. Julia venceu os 20 intensos metros da via Super Crackinette 12a (9a+ fr; 5.15a us), em Saint Leger, na França, seu primeiro 12a. A via em questão teve a primeira ascensão pelas mãos de Alex Megos, em 2017 e foi também o primeiro 12a flash do mundo, pelas mãos de Adam Ondra em 2018.

Julia é agora a quarta mulher a escalar uma via na casa do 12º grau. Margo Hayes foi a primeira mulher a romper essa barreira com a cadena da La Rambla 12a em 2017, conseguindo em seguida a cadena da clássica Biographie, também 12a em Ceüse, pouco depois. Anak Verhoeven também entrou no grupo ao fazer a primeira ascensão da via Sweet Neuf, a qual ela graduou como 12a, e depois conseguiu a cadena da Joe Mama 12a, em Oliana. A austríaca Angela Eiter saltou o 12a e foi direto para o 12b ao encadenar a via La Planta de Shiva em Villanueva del Rosario na Espanha.

Além do alto nível na rocha, Julia Chanourdie é também uma grande competidora. Ela é uma das 15 atletas já classificadas para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Ela conseguiu sua vaga durante o evento seletivo em Toulouse no mês de novembro.

Facebook Comments