9 filmes de escalada para assistir no Youtube

Em tempos de quarentena, ficar em casa olhando para os equipamentos de escalada tem sido um desafio. Os treinos ajudam mas ainda falta aquela fagulha de motivação pra aguentar passar tantos dias longe do ginásio ou da rocha. E o que melhor pra dar aquele “up” na motivação do que assistir um bom filme de escalada?

Foi por isso que eu selecionei abaixo 9 filmes de escalada, entre longas e curtas, que estão disponíveis gratuitamente no Youtube. Tem tanto coisa bem recente, como o novíssimo Rot Punkt com Alex Megos, e coisa mais antiga, como o longa australiano Smitten!

Você pode escolher ver eles na ordem que quiser abaixo, ou pode ir direto pra playlist que criei no Youtube.

Rot Punkt (2019)

O “wunderkid” da escalada alemão há tempos precisava de um filme à sua altura. Ele veio ano passado e além de acompanhar Alex Megos em grandes cadenas, traz um pouco do histórico da escalada esportiva com homenagens a Wolfgang Gullich e Kurt Albert.

The Hardest Climb (2019)

Felipe Camargo já deixou seu nome marcado na escalada brasileira. Com a cadena da via El Bon Combat 12b, ele se tornou o primeiro sul americano a escalar essa graduação e entrou num seleto grupo de escaladores no mundo a encadenar nesse nível de dificuldade. A história de como ele chegou lá está bem resumida nesse curta. Vale a pena. Demais!

Night Moves (2019)

Nunca os picos de escalada brasileiros estiveram tão em destaque em uma produção internacional. O time formado por Daniel Woods, Shawn Raboutou, Giuliano Cameroni e Nina Williams vieram ao Brasil e curtiram tanto a trip que ela virou um curta da Mellow. Tudo que você espera de um filme de boulder pra manter o “psyche” em alta.

Silence (2018)

Adam Ondra escalando a via mais difícil do mundo. Precisa dizer mais alguma coisa sobre Silence? Se você ainda não viu tá perdendo tempo.

Orbayu (2016)

Em 2014, Nina Caprez e Cedri Lachat decidiram repetir uma das vias tradicionais mais difíceis da Espanha. Orbayu foi aberta por Iker e Eneko Pou em 2009 e nunca havia sido repetida. São mais de 500 metros, 13 cordadas, com a dificuldade máxima chegando na casa do 11º grau. Te convenci a assistir?

The Schengen Files (2011)

Uma trip de boulder pela europa e uma câmera. Foi assim que começou a se interessar em produzir filmes de escalada e que já trouxe alguns bons exemplares como Chasing Winter e Uncharted Lines. Nesse você acompanha Paul em boulders em Fontainebleau e Ticino, dois dos mais clássicos picos europeus. Enjoy!

Smitten (2011)

Cansado só de ver escaladores americanos e europeus, escalando sempre nos “isteites” e na “zoropa”? Então Smitten é pra você! Todo filmado na Austrália, com escaladores australianos no quilate de Chris Webb Parsons e James Kassay, o filme garante mais de uma hora de vias e boulders (e um pouco de base jump) pra manter você pilhado!

Patagonia Promisse (2010)

Parte da série First Ascent, produzida em 2010 pela Sender Films, este curta acompanha Sean “Stanley” Leary em busca de cumprir uma promessa à sua parceira de vida, a escaladora brasileira Roberta Nunes, que anos antes havia perdido a vida em um acidente de carro. A promessa? Espalhar as cinzas dela na Patogonia, seu lugar favorito no mundo. Recomendo assistir acompanhado de lenços.

The Island (2010)

Em 2010 Dave Graham teve uma ideia. Juntar um grupo de amigos, comprar uma câmera, e documentar uma trip de escalada pela Europa mostrando não só a escalada em si, mas o “life style” da escalada e compartilhar suas experiências. Sendo um filme saída da cabeça de Dave, dá pra se esperar duas coisas: escalada de qualidade e bastante coisa “non sense”. Depois dessa a ideia cresceu, ganhou outros filmes até, um site…e depois morreu.

Facebook Comments