IFSC adia todas as etapas da Copa do Mundo de escalada de Julho

Depois de já ter anunciado o adiamento de várias etapas da Copa do Mundo de Escalada e dos últimos eventos continentais, o IFSC anunciou hoje, depois de decisão tomada em conjunto com a Federação Francesa de Montanhismo e Escalada e o Clube Alpino Suiço, que as 3 etapas da Copa do Mundo de Escalada marcadas para julho estão oficialmente adiadas. As etapas aconteceriam em Villars, na Suiça, e em Chamonix e Briançon na França. Todas etapas faziam parte do circuito de dificuldade.

O prazo final para uma decisão sobre estas 3 etapas era originalmente 01 de Maio. Contudo, devido ao atual estado da pandemia ficou claro para os organizadores que as datas não poderiam ser mantidas. Para completar, no dia 13 de Abril o presidente francês Emmanuel Macron estendeu a proibição de grandes aglomerações no país até meados de julho.

O presidente do IFSC Marco Scolari comentou: “Na minha mente eu tenho a imagem de muitos e muitos fãs comparecendo nas nossas competições na Suíça e na França, e meu coração está sangrando nesse momento. Isso prova o quanto ainda temos nos comprometer em proteger uns aos outros para que possamos nos recuperar o mais rápido possível e podermos escalar novamente. Por enquanto nós seguimos passo a passo e mantemos a fé: dias melhores virão.

Com a decisão, a pandemia do novo coronavirus já começa a impactar o calendário do segundo semestre de 2020. O próximo evento com data mantida mas ainda aguardando uma decisão, que deve sair no máximo até o dia 01 de Junho, é o Campeonato Mundial Juvenil, marcado para acontecer em Agosto na cidade russa de Voronezh.

A pergunta que fica agora é o que será da temporada da Copa do Mundo em 2020? Ao todo estavam programadas 6 etapas de cada modalidade, o mínimo previsto em regulamento para o circuito. O IFSC ainda não divulgou nenhum plano de ação para como irá encaixar o calendário inteiro apenas no segundo semestre ou se irá manter todas as etapas.

Facebook Comments