Laura Rogora encadena seu primeiro 12a em Arco

A escaladora italiana Laura Rogora, de 19 anos, conseguiu este final de semana encadenar a via Pure Dreaming Plus, em Arco na Itália, graduada em 12a (9a+ fr; 5.15a us), a sua primeira nessa graduação.

A via é uma extensão a Pure Dreaming 11c, que Laura havia escalado apenas 3 dias antes. Como explicado pela escaladora em seus stories do instagram, a Pure Dreaming Plus começa na via Underground, que por si só já é um 11c, e adiciona 40 movimentos duros antes de começar a Pure Dreaming, que é escalada desde o começo. Como ela mesmo comentou, foram mais de 100 movimentos até clipar a parada da via, com uma pequena ajuda de um belo descanso de joelho, que ela usou sem knee pad, como apontou brincando Stefano Ghisolfi – “Ela gosta de sofrer“.

Com a cadena Laura Rogora agora entra para o seleto time de escaladoras a encadenarem vias de 12a ou mais. Fazem parte do time Margo Hayes, primeira a quebrar a barreira com a via La Rambla, Angela Eiter, que pulou o 12a e encadenou a Planta de Shiva 12b, Anak Verhoeven que fez o FA da via Sweet Neuf, e recentemente Julia Charnodie com a via Super Crackinette.

Vale lembrar que Laura Rogora está classificada para os Jogos Olímpicos de Tóquio e vai representar a Itália na estréia da escalada nas Olimpíadas.

Foto de Capa: Sara Grippo

Facebook Comments