Primeira competição de escalada pós pandemia do ano começa hoje na Austria

Hoje tem início o Austria Climbing Summer Series, um circuito de competições de escalada, nas 3 modalidades, organizada pela Federação Austríaca de Escalada (Austria Climbing). Está vai ser a primeira competição oficial de escalada organizada pós quarentena no ano de 2020, que teve todo calendário adiado devido à pandemia de Covid-19. O circuito vai contar com 3 etapas de cada modalidade (Dificuldade, Boulder e Velocidade) e vai ser encerrada em setembro, com um evento combinado no formato Olímpico.

A etapa que tem início hoje será de Boulder e terá como palco o muro do Mundial de Innsbruck de 2018. No dia 10 acontece a primeira etapa de velocidade, e na próxima semana mais uma etapa de Boulder e Velocidade, também em Innsbruck. Em agosto estão programadas 2 etapas de Dificuldade em Imst, mas que estão com datas a confirmar, aguardando a confirmação de etapas da Copa do Mundo neste mês. Em setembro as últimas etapas individuais de cada modalidade e o evento combinado.

Ao todo participarão do circuito cerca de 50 atletas, 25 homens e 25 mulheres. A grande maioria austríacos, como os já classificados para os Jogos Olímpicos Jakob Schubert e Jessica Pilz, mas com algumas presenças de atletas dos times da Suiça e da Alemanha.

Adaptações para a pandemia

Todo o circuito vai acontecer com várias adaptações, para garantir as medidas de segurança mínimas frente à pandemia de Covid-19. Será o primeiro experimento de uma competição de escalada com essas adaptações, e a federação austríaca informou que compartilhará suas experiências com a IFSC e as demais federações nacionais.

Entre as adaptações estão a realização das 6 primeiras etapas sem a presença de público, apenas atletas e a equipe organizadora do evento. As etapas de setembro podem vir a acontecer com público. Outra medida é a realização das qualificatórias e semifinais masculina e feminina de forma isolada e não mais em paralelo como geralmente acontece. A decisão é para permitir uma montagem de boulders mais espaçados e garantir um distanciamento mínimo de 2 metros entre os atletas. As áreas de isolamento e aquecimento também sofrerão adaptações.

Transmissão ao vivo

Todos os eventos terão transmissão ao vivo das finais na TV aberta da Áustria, assim como das semifinais e finais no Youtube da Austria Climbing e da EpicTV. As transmissões terão os comentários inconfundíveis de Charlie Boscoe, comentarista oficial da transmissões IFSC, e também da lenda da escalada de competição austríaca Anna Stöhr. As semifinais e finais dessa primeira etapa de Boulder acontecem amanhã (09/07).

Foto de Capa: Eddie Fowke/IFSC

Facebook Comments