Primeiro 9a francês para Felipe Ho e Cesar Grosso
A escalada tem graduações que são verdadeiros balizadores de nível. O 8a francês (9c br) foi durante muito tempo o “benchmark” para o escaladores elite. Com o passar do tempo, esse grau foi subindo e hoje, pode-se dizer que você é um escalador da elite mundial se você escalar o difícil grau de 9a francês, 11c na escala brasileira. Aqui no Brasil apenas Felipe Camargo e Lucas Marques haviam conseguido escalar essa graduação. Agora Felipe Ho e Cesar Grosso se juntam ao time.
Felipe Ho faz a primeira repetição da Logan
A cadena veio no começo de julho, mas só esse final de semana Felipe Ho resolveu divulgar que fez a segunda ascensão da via Logan 11c (9a fr; 5.14d us) em Corupá. O escalador que mudou sua quarentena para Santa Catarina , levou um mês e meio e quase 30 tentativas para escalar a via, que é a sua mais forte cadena e seu primeiro 11c. No vídeo sem cortes publicado pelo escalador no instagram (abaixo) é possível ter uma noção da dificuldade da via.
A primeira ascensão da via foi feita por Felipe Camargo em maio, que também moveu sua quarentena para Santa Catarina depois de 43 dias de isolamento em São Paulo. A sugestão de 11c é a primeira para uma via no Brasil e caso se confirme abre um novo patamar de dificuldade nacional.
Cesar Grosso encadena a Pure Dreaming em Arco
E o final de semana terminou com a notícia vindo diretamente de Arco. Cesar Grosso conseguiu encadenar a via Pure Dreaming 11c, sua primeira via nessa graduação.
Cesar vinha tentando a via desde que saiu da quarentena na Itália. A evolução era nítida e era apenas questão de tempo que a cadena fosse sair. No domingo, mesmo com o verão europeu, o projeto caiu e Cesar Grosso entra no time dos escaladores brasileiros de 9a francês.
Mas esse parece que deve ser apenas o começo. Cesar comentou que tem outros projetos da mesma graduação no local e que também estão bem próximos. Daí, puxar um degrau acima não parece muito distante. Para quem não se lembra a via Underground, outro 11c, fica no mesmo pico e já tinha sido provada por ele. Caso a Underground seja um destes projetos, dá até pra imaginar o que vem pela frente: o link dela com a Pure Dreaming, a Pure Dreaming Plus 12a (9a+ fr; 5.15a us).
Fotos de capa: Tatiana Caloi e Bruno Camargo