Alex Megos encadena o que pode ser a segunda via de 13a do mundo

O escalador alemão Alex Megos encadenou ontem o que pode ser a segunda via de 13a (9c fr; 5.15d us) do mundo. Trata-se de um projeto de longa data do pico francês de Ceüse, chamado de Bibliographie, imediatamente à direita da clássica Biographie, considerada o primeiro 12a do mundo.

Pelas notícias, Alex Megos ainda não quis se comprometer com uma sugestão de grau, mas pessoas próximas a ele afirmam que a via é sem dúvida a mais forte que ele já encadenou. O alemão estaria na dúvida se gradua a via como um 12c “duro” ou como um 13a, igualando a proposta de Ondra, única no mundo, da via Silence em Flatanger. A via tem sido um projeto antigo de Megos, que vinha tentando a linha, sem sucesso, ao longo dos anos, o que dá um sinal da dificuldade da via.

A via mais forte já encadenada por Alex Megos até agora é a Perfecto Mundo 12c (9b+ fr; 5.15c us), linha que ele fez a primeira ascensão. Ele é um dos 5 escaladores a terem encadenado essa graduação, ao lado de Adam Ondra, Stefano Ghisolfi, Jakob Schubert e Chris Sharma. Outros feitos de nota de Alex Megos são a cadena da Biographie em apenas um dia, dando apenas três pegas na via, e a primeira cadena à vista de um 11c (9a fr; 5.14d us) com a via Estado Crítico.

A cadena da via foi toda filmada e deverá sair um vídeo do feito do escalador em breve. Ansiosos?

Foto de capa: Alex Megos na Perfecto Mundo, Etzel K

Facebook Comments