jump to navigation

Escale!

terça-feira, 2 de junho de 2009

A escalada pra mim se transformou em muito mais que esporte. É uma atividade quase completa, que contempla diversos aspectos do meu ser: corpo, mente e alma. E toda vez que eu lembro disso, fico pensando em modos de levar essa prática à outras pessoas, principalmente a galerinha mais nova.

Essa nova geração vive num mundo tão rápido, tão cheio de informações, tão focado em tudo que está “fora”, que uma atividade tão auto-centrada quanto a escalada, com certeza só traria benefícios. Sem contar a possibilidade do contato com a natureza e o ganho de consciência ambiental.

E se antes eu não sabia nem por onde começar a fazer isso, agora já tenho pelo menos uma referência: Escale!; uma iniciativa de vários profissionais de escalada de Minas, que vêm na escalada uma nova maneira de pensar e agir, e tentam transmitir esses valores para novos praticantes, principalmente o público infanto-juvenil. Além de oferecer cursos em escolas, eles promovem também ações socio-educativas como o projeto “Ação Escale!”, que visa difundir a prática, a ética e os valores da escalada e do montanhismo.

Iniciativas como essa me deixam matutando várias idéias de como fazer algo parecido por aqui. A realidade cearense é outra, mas tenho certeza que algo pode (e deve) ser feito nesse sentido.

Escrito por Neudson Aquino em : Brasil, Dicas, Escalada, Sites   Add

Comentarios»

1. Caio Gomes - junho 2, 2009

E ai Irmão, como está? To aqui pra te pedir um favorzão. Divulgue pra mim essa Rifa que estou fazendo pro meu irmão. Se puder, agradeço. Abração lk. No meu blog tem as infos.

2. escale - junho 8, 2009

Em nome das pessoas que atuam e acreditam no projeto Ação Escale eu agradeço esta postagem. Não conheço a realidade ai do Ceará mas, sem dúvida, para mudar ou melhorar alguma realidade o que mais é necessário é a vontade das pessoas envolvidas e muita perseverança. Continue matutando e desenvolvendo como for possível o seu trabalho por aí e fique tranquilo que as oportunidades vão surgir. Grande abraço e boas escaladas, Leandro Reis.