jump to navigation

Cariocax em Quixadá

sexta-feira, 29 de maio de 2009 , 2 comentários

O que faz 5 cariocas sairem do Rio de Janeiro e virem escalar no interior do Ceará?  Se eu for dizer vai ficar parecendo bairrista demais, então só veja o vídeo da galera do Rio, com que eu tive o prazer de escalar em Quixadá na Semana Santa, e tire suas próprias conclusões!

Abração pra Gabi, Sandro, Aninha, Paulo e Elizete. Dia 11 de Junho tem invasão cearense no Rio!

Escrito por Neudson Aquino em : Brasil, Escalada, Lugares, Points, Quixadá, Vídeos   Add

Rocktrip: Quixadá

quinta-feira, 7 de maio de 2009 , 2 comentários

Mais uma vez Quixadá. Não dá pra cansar de ir naquele lugar. Pedra demais, e eu ainda tô longe de mandar o que já tem por lá, que é pouco em comparação com o potencial daquele lugar. Mas enfim, o feriadão chegou e a trip tava marcada. Praticamente todos os escaladores ativos do estado foram pra Quixadá tentar a sorte, já que não para de chover por essas bandas. E quando eu falo em chover eu não tô brincando.

pedra-a-frente_blog
pedra-a-frente_blog

Mar de pedra à frente!

Saí de Fortaleza na sexta-feira de manhã bem cedo com o meu amigo Daniel. Pegamos a estrada com o céu encoberto e já achando que o final de semana ia começar mal. Mas na estrada o tempo foi abrindo, e a sexta, pelo menos, parecia promissora. Chegamos em Quixadá por volta das 9 da manhã e fomos direto falar com o anfitrião Jorginho Mascena. Depois dos cumprimentos iniciais, comemos algo e seguimos para a Fazendo Magé, onde estava um pessoal do Rio, e onde fica um boulder aberto pelo Eliseu Frechou, graduado como V3 e que eu queria entrar.

(mais…)

Escrito por Neudson Aquino em : Boulder, Brasil, Escalada, Lugares, Quixadá, Viagem, Vídeos   Add

Será o começo da temporada?

quarta-feira, 29 de abril de 2009 , 1 comentário

Bem, enquanto as temporadas vão sendo oficialmente abertas no resto do país, nós do Ceará, por incrível que pareça, estamos sendo impedidos de escalar devido às chuvas que caem desde Janeiro. Mas parece que a coisa está mudando de figura. Apesar de nessa época do ano (Abril e Maio) ser a que normalmente mais chove, já está chovendo menos do que nos meses anteriores. Tanto é assim, que agora nesse feriado prolongado praticamente todos os escaladores locais estão apostando suas fichas em Quixadá. Se o tempo colaborar, como vem colaborando nos últimos dias, tem tudo pra ser uma abertura de temporada não oficial na cidade dos monólitos. Eu é claro, vou estar lá, tentando mandar meus projetos na cidade. Portanto vou deixar vocês sozinhos por uns 3 dias. Vocês aguentam né?

Já que estou falando de viagens, vou aproveitar pra deixar avisado aqui da minha próxima rocktrip. Essa eu nem esperava que fosse sair tão cedo. Essa semana resolvi aproveitar a promoção da TAM e comprei passagem para o Rio de Janeiro. Já está tudo combinado com o meu amigo Claudney, e dia 11 de Junho desembarco na cidade maravilhosa para 3 dias de escalada num dos picos mais irados, famoso e bonitos do mundo! Nada de turismo por lá, só muita pedra. Tá bom, quem sabe um jogo do Flamengo no Maraca!

Até o começo da semana pessoal, quando espero contar pra vocês como foi em Quixas! Bom feriadão galera!

Escrito por Neudson Aquino em : Brasil, Escalada, Quixadá, Textos, Viagem   Add

As vias mais difíceis do Ceará

quarta-feira, 1 de abril de 2009 , Comentar

Já que a comunidade de escaladores do Brasil resolveu compilar a lista das vias mais difíceis no país, eu vou imitar e fazer a modesta lista das vias mais difíceis do Ceará. O nível das vias aqui ainda não é tão alto quanto nos estados do sul e sudeste, mas temos algumas vias sem cadena, esperando sugestão de grau, e também alguns projetos, que prometem aumentar o nível em breve.

Antes de passar a lista, uma curiosidade pra quem não é daqui. A maioria dos escaladores de fora que escalam no Ceará costumam dizer que a graduação das vias aqui é dada pra baixo. Que as vezes um 7b aqui, pode ser o mesmo que um 8a ai pelo sul, por exemplo. Eu não tenho como confirmar isso, já que o único estado que escalei além daqui, foi na Paraíba, e lá  achei os graus dados ainda mais pra baixo do que aqui. Não sei por que isso acontece, mas minha teoria é por conta da falta de tradição do esporte no estado. Pouca gente escalando, poucas vias, sem sair muito pra escalar fora, acaba faltando base pra comparação. Eu partircurlamente sou da idéia de que se alguém de fora, com mais bagagem de cadenas, chegar aqui e propuser  uma corrigida pra cima no grau de alguma via, a sugestão deve ser aceita. Mas isso já é assunto pra um outro post…

A lista segue o mesmo critério usado na lista das mais difíceis do Brasil: só vale via com pelo menos uma cadena, não vale projeto. E pra fazer algo mais interessante, preparei duas listas. A das vias esportivas com proteção fixa e as vias em móvel!

(mais…)

Escrito por Neudson Aquino em : Escalada, Esportiva, Lugares, Points, Quixadá, Redenção, Textos   Add

Viagem: Quixadá

sábado, 25 de outubro de 2008 , 4 comentários

Mais uma vez fui passar um final de semana escalando em Quixadá. Essa já é a terceira vez que volto lá depois do curso de escalada. E como sempre, foi muito bom!

Galinha Choca
Galinha Choca

O ícone de Quixadá: Galinha Choca

Pra quem ainda não conhece, Quixadá fica no sertão central do Ceará, distante 167Km de Fortaleza. Quando você se aproxima da cidade, a paisagem muda. O que antes era só uma grande extensão de caatinga, agora parece um mar de pedra. Pedras imensas dominam toda a paisagem. As rochas são predominantemente graniticas, com afloração de cristais que acabam servindo de agarras. E essa é a dificuldade da escalada em Quixadá: subir segurando e apoiando os pés nesses cristais, que você não sabe se vão ficar onde estão.

Fomos em um grupo de cinco pessoas: eu, Marcos Arsênio, seus dois filhos, James e Lucas e o nosso amigo Sávio, recém retornado ao estado; Saímos na sexta à noite, e depois de cerca de duas horas de viagem tranquila, conversando sobre ovnis, chegamos na cidade dos monólitos. Essa era a primeira vez do Marcos e família escalando em Quixadá. Ficamos alojados na casa de um amigo escaldor da cidade, Jorginho Mascena. Um cara que eu realmente admiro bastante, gente boa como não se encontra mais com tanta facilidade hoje. Dormimos cedo para nos prepararmos para o dia seguinte.

(mais…)

Escrito por Neudson Aquino em : Escalada, Quixadá, Viagem   Add