jump to navigation

Entrevista com Chris Sharma

quinta-feira, 11 de junho de 2009 , Comentar

Pra quem domina o inglês, deixo aqui uma entrevista recente de Chris Sharma, durante o Festival de Montanha de Trento, no começo de Maio! Depois tento transcrever e traduzir a entrevista!

Escrito por Neudson Aquino em : Chris Sharma, Entrevista, Vídeos   Add

Novo 9a+ para Sharma

quarta-feira, 3 de junho de 2009 , Comentar

Chris Sharma adicionou, na última sexta-feira, mais um 9a+ para a sua já extensa lista de nonos. A nova via se chama Pachamama, e fica em Oliana, logo ao lado de outro 9a+ de Sharma, Papichulo.

Chris Sharma na via Pachamama 9a+
Chris Sharma na via Pachamama 9a+

A via tem 50 metros de um 9a+ bem constante, segundo Sharma, que afirma que a via não é muito seu estilo, com muitas agarras pequenas e que o deixou muito “pedrado”. Apesar de sugerir 9a+ para a via, Sharma não está muito seguro da graduação. Apenas afirmou ser mais forte que Papichulo ou qualquer outro 9a+ que escalou na Espanha, mas que ver outros escaladores se dando melhor na via. Por enquanto ele deixa a sugestão de um 9a+ duro.

O site Desnível fez um pequena entrevista com Sharma, na qual ele fala sobre a cadena e seus próximos projetos: um provável 9b em Margalef, e um surpreendente 9b+ em Oliana. Mas o calor está chegando na Espanha, e vai começar a ficar difícil mandar graus tão altos por lá.

Escrito por Neudson Aquino em : Cadena, Chris Sharma, Escalada, Esportiva, Notícias, Vídeos   Add

The Players

sexta-feira, 22 de maio de 2009 , Comentar

Pra quem gosta de filmes de escalada (quem não gosta?), ai vai mais uma dica de filme: The Players; o novo filme de Brian Solano, criador do Spray. Nesse novo filme, vários nomes de peso da escalada mundial: Chris Sharma, Dave Graham, Daniel Woods, Joe Kinder, Chris Lindner, Ethan Pringle, Lisa Rands e duas que eu nunca vi em filmes, Alex Puccio e Emily Harrington. Pelo trailer, me pareceu bem interessante!


Escrito por Neudson Aquino em : Chris Sharma, Dicas, Filmes, Vídeos   Add

Ilerbloc 2009

terça-feira, 19 de maio de 2009 , Comentar

Aconteceu esse final de semana na cidade espanhola de Lleida o 1º open internacional de boulder, Iller Bloc, evento patrocinado pela Petzl, e que contou com grandes nomes da escalada mundial como Chris Sharma, Dani Andrada, Ramon Julian, Edu Marin e Daila Ojeda.

O campeonato teve a partipação de escaladores de vários países, inclusive o Brasil, com o escalador Markus Coelho. Ao todo foram 32 competidores no masculino (sendo que 9 masters iam direto à final sem passar pelo open) e 6 no feminino. Ao final do evento, que terminou às 4 e meia da madrugada, Chris Sharma se sagrou o grande campeão, com Dani Andrada em segundo e Edu Marin em terceiro. No feminino, houve empate no primeiro lugar entre Daila Ojeda e Berta Martin.

Confiram os vídeos e vejam como Chris Sharma continua o mesmo monstro de sempre!

Escrito por Neudson Aquino em : Boulder, Chris Sharma, Competições, Escalada, Eventos, Notícias, Vídeos   Add

Sharma na Asia

quinta-feira, 9 de abril de 2009 , Comentar

Daila Ojeda, a “guapa” namorada de Chris Sharma, fala em seu blog da trip que ela e Sharma estão fazendo pela Asia, e parece que vai render coisas boas agora na sua etapa chinesa.

A trip do casal começou pelo Japão, onde foram recebidos por Yuji Hirayama e Dai Koyamada. Por lá, os dois foram conhecer um novo setor de Boulder e seguiram viagem para a Korea, onde provaram das esportivas do local.

img_5286
img_5286

Sharma com Hirayama e Koiamada

Agora na China, Sharma e Daila foram conhecer Yangshuo, o melhor point de escalada esportiva do país, que apareceu recentemente no Dosage V. Mal chegou em terras chinesas, Sharma já foi logo pondo a baixo os graus mais altos do lugar: 2 8b+ e um 8c, à vista! Agora pra não ficar sem ter o que fazer, o americano está equipando novas vias. Segundo Daila, nada abaixo de 8c+. Vamos esperar e ver o que vai sair desse passeio de Sharma pela China!

Escrito por Neudson Aquino em : Chris Sharma, Escalada, Esportiva, Notícias   Add

Chris Sharma e a evolução da escalada

quarta-feira, 18 de março de 2009 , Comentar

Escalada esportiva é um esporte de alto rendimento.  E como em todo esporte de rendimento, existem os atletas de elite. Aqueles que alcançam um certo nível de resultados. Na escalada esportiva, embora não seja algo oficial, pode ser considerado atleta de elite todo aquele que é capaz de encadenar vias a partir de 8a (9c na escala brasileira).

Mas além dos atletas de elite, existem aqueles outros que puxam os limites do esporte para níveis cada vez mais altos. Aqueles que vivem de quebrar recordes, impor novas marcas. A natação tem seu Ian Thorpe, o atletismo seu Usain Bolt, e a escalada esportiva tem Chris Sharma!

O americano de 27 anos, nascido em Santa Cruz na California, começou a escalar aos 12 anos de idade. Amigos próximos contam que já no primeiro dia no ginásio de escalada Sharma encadenou  uma via equivalente a um 6º grau. Aos 15 anos, ele  já tinha escalado o grau máximo existente nos Estados Unidos na época, o 8c (11b) da via Necessary Evil. Um verdadeiro fenômeno!

necessary-evil
necessary-evil

Chris Sharma, com 15 anos, na via Necessary Evil

(mais…)

Escrito por Neudson Aquino em : Chris Sharma, Escalada, Esportiva, Textos   Add

Semana Gringa - O Retorno

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009 , Comentar

Depois de muito tempo sem notícias da gringa por aqui, estamos de volta. E em grande estilo!

Chris Sharma e o primeiro 9a+ de Margalef

sharma_demenciasenil
sharma_demenciasenil

Chris Sharma começa sua caça à novos projetos. Até agora somente conquistando vias novas, o californiano resolveu experimentar uma via ainda sem ascensão em Margalef, e não só mandou como propós o maior grau do local até agora. O nome da via é Demencia Senil e tem apenas 15 metros muito duros, que já derrubaram gente do quilate de Dave Graham e Dani Andrada.

Fonte: Desnível.com

Primeiro 9a de Geoffray de Flaugergues

O francesinho Geoffray de Flauguergues repete o feito de Adam Ondra e consegue seu primeiro 9a com 13 anos de idade. O feito ocorreu em Margalef, com a via El templo del café. A via ainda não teve grau confirmado, mas está cotada em 8c+/9a. Ainda vamos ouvir falar muito desse francês!

Fonte: Desnível.com

Escrito por Neudson Aquino em : Chris Sharma, Escalada, Esportiva, Notícias, Semana Gringa   Add

The Fanatic Search

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009 , 3 comentários

Eu aqui em Fortaleza sou conhecido com “o cara” dos filmes de escalada. Tenho vários, e sempre que sai um novo vou atrás de baixar, assistir e compartilhar com a galera. Esse final de semana achei um que já procurava a bastante tempo nos sites de torrents e emules da vida, e nunca encontrava, The Fanatic Search. Pra quem quiser assistir o filme também, pode baixar aqui! O vídeo foi disponibilizado no fórum do escaladabrasil.com, mas aproveitem porque não deve ficar no ar por muito tempo.

No começo achei que o filme iria seguir a linha dos dosages, com pequenos pedaços mostrando algum “point” ou algum escalador em especial, devido ao trecho focado nos psicoblocs de Mallorca. Mas depois dessa parte o filme se concentra quase totalmente na figura de Dani Andrada, que eu praticamente não tinha visto em filme algum com tanto destaque.

A primeira parte sobre Mallorca é bem legal. Não tem nenhum escalador famoso, só gente “normal” escalando tudo lá. E mostra bem como realmente é o local, e como é bem frequentado. Dá vontade de pegar um avião na mesma hora e ir até lá escalar (né não Daniel?). Deu uma bela desmistificada no lugar, que antes parecia algo destinado apenas aos escaladores mais fortes do planeta. Bem legal!

Na segunda metade do filme, praticamente uma hora e meia, a gente fica com o Dani. Segue o cara de perto em vários lugares na Espanha: Siurana, Rodellar, Margalef, Santa Linya; e o que eu achei mais fantástico nessa parte do filme, é o tom da produção. Apesar de bem filmado e bem editado, não tem aquela superprodução dos Dosages, e o foco também é diferente. Ele foca mais mesmo no escalador e não na via e no feito de escalá-la. No filme a gente vê o Dani xingando a via, caindo, reclamando que o pé é ruim, que a agarra não é boa. Deu um ar bem mais humano ao filme. Quase dá pra se imaginar ali escalando com aqueles caras e jogando conversa fora. Muito bom mesmo!

Tem algumas paradas no foco no Dani Andrada pra mostrar algumas outras coisas, como o garotinho de 7 anos, Nil, filho da escaladora espanhola Mariona Marti. Muito legal ver um garotinho tão novo já completamente apaixonado pela escalada.

Das partes que merecem destaque, fico com o trecho que foca a via Golpe de Estado, recentemente encadenada pelo Chris Sharma (que aparece muito no filme também). Se no Dosage V você via um pouco e ficava pensando se era realmente um 9b, agora não resta dúvidas. A via é casca grossa mesmo. Aqui a gente vê os dois abrindo a via, pondo a mão na massa mesmo, e depois apanhando mais que escravo no tronco da maldita. É reconfortante saber que esses caras também sofrem…rsrs

Não vou ficar falando muito aqui do filme, deixar pra que vocês vejam e depois digam o que acharam. Só digo que recomendo muito e que vale a pena o download. Pra deixar com vontade de ver o filme, deixo o trailer pra vocês:

[youtube="http://br.youtube.com/watch?v=J1QG70_6SG0"]

Escrito por Neudson Aquino em : Chris Sharma, Download, Escalada, Filmes, Vídeos   Add

Qual o limite?

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008 , Comentar

Eu já falei lá no começo do blog que gosto muito de escalada esportiva, gosto de ver as notícias internacionais e gosto também de ler sobre os feitos que puxam os limites dessa modalidade. E hoje de manhã, acessando um dos meus sites de referência, me deparei com uma notícia que pode colocar um ponto a mais no já extremo limite da escalada esportiva.

Acho que quase todo mundo já ouviu falar que o escalador Chris Sharma, ainda no mês de setembro, conseguiu encadenar um projeto antigo em Clark Mountain. O projeto apresentado pela primeira vez no filme King Lines era descrito pelo prórpio Sharma como “um projeto para as novas gerações”. E realmente era. A via Jumbo Love, de 80 metros de altura, completamente em negativo e quase sem pontos para descanso, acabou ganhando o próximo nível de graduação de escalada: 9b na escala francesa, 5.15b na americana e 12b na brasileira.

Mas eis que agora, no dia 17 de Dezembro de 2008, Chris Sharma encadena mais um projeto. Dessa vez em Siurana e que apareceu no recente filme Dosage V e também no The Fanatic Search (esse ainda não vi). O projeto se chama Golpe de Estado, e é a união de duas enfiadas, uma de 9a e outra de 8c+, praticamente sem descanso entre as duas. Chris estava hesitante em indicar o grau para a via, mas acabou graduando a Golpe de Estado, também como 9b. Dani Andrada, que também provou a via, disse que concorda com a indicação. Clique na imagem abaixo para assistir o trecho do Dosage V onde Chris Sharma aparece malhando a Golpe de Estado.

golpe-de-estado
golpe-de-estado

Mas o que está me deixando mais eufórico com essa nova via, é que se ela for confirmada como 9b, Jumbo Love permanecerá 9b ou ganhará um “plus”? Falo isso não por visualmente achar Jumbo Love mais difícil, mas pelas declarações de Sharma nos 2 filmes em que ele aparece malhando as referidas vias. No Dosage V, Sharma fala da Golpe de Estado como “a coisa mais difícil que ele vai fazer em uma corda”. Mas fala isso com esperanças reais de encadenar a via. Já no King Lines, ele fala do projeto de Clark Mountain como algo distante, talvez até das suas próprias capacidades. Outro ponto foi no momento da graduação. Chris Sharma nem sequer hesitou em colocar 9b em Jumbo Love, por que era realmente o mais difícil que ele já tinha escalado na vida. Já com a Golpe de Estado, ele achava que fosse ficar em torno de 9a/9a+, como pode se ver no Dosage V. Mas pelo jeito sentiu ser mais forte que os 9a+ que ele já escalou. Será Golpe de Estado tão forte quanto Jumbo Love, ou essa última é ainda mais difícil?

Mas a pergunta que se levanta realmente de mais essa façanha de Sharma é: qual o limite da escalada esportiva?

Lendo por aí, esbarrei numa declaração de Dave Graham, dizendo que ele acreditava que 10a não era um grau impossível de ser alcançado. Mas achava que em termos de dificuldade de movimentos e tamanho de agarras já se havia chegado ao limite. Que o caminho agora era explorar a continuidade. Vias mais longas e de maior resistência, mantendo a dificuldade de movimentos anteriores. Ao que parece, Dave Graham estava certo!

Jumbo Love tem 80 metros de supernegativo, feitos quase sem descanso. O próprio Sharma durante o King Lines fala que é quase impossivel de parar até para por magnésio. E essa nova linha, Golpe de Estado, segue o mesmo caminho, bastante extensa e sem descansos.

É, parece que já está inaugurado o novo patamar da escalada esportiva. Um novo estilo, novas exigências. Vamos ver até onde isso vai dar.

Escrito por Neudson Aquino em : Chris Sharma, Escalada, Notícias, Vídeos   Add