jump to navigation

Domingo de pedra

sexta-feira, 28 de novembro de 2008 , 3 comentários

Domingo, pra maioria das pessoas, é dia de praia. Mas pra mim faz tempo que domingo é sinônimo de pedra. E quando eu penso em pedra dia de domingo, eu penso em Redenção. Redenção fica a aproximadamente 70km de Fortaleza, e é o local mais perto da capital com um bom número de vias esportivas. Na região nós temos 2 setores: a Pedra do Assombrado, que abriga umas 20 vias; e a Pedra da Moça, com 7 vias. Geralmente, eu e a galera com quem escalo vamos para a Pedra do Assombrado, mas nesse último domingo nosso destino foi a Pedra da Moça.

Chegamos cedo em Redenção  (eu, Daniel, Rodrigo e Sávio) e já encontramos o Jorginho parado na frente da padaria. Um pouco depois chegaram o Luciano e o Pepê. Galera tomou alguma coisa por ali, comprou alguns litros d’água e seguimos até a pedra.

O acesso até a Pedra da Moça é bastante fácil, permitindo que se chegue de carro bem próximo à base, sendo necessário alguns poucos metros de trilha. Diferente do Assombrado, com seus 20 minutos de trilha acidentada.

Chegamos lá, e já fomos nos preparando. A ordem do dia era malhar os sétimos do lugar: Último Maribondo e Beirada do Burns. Essa última está na mira do Jorginho faz um bom tempo, e ele voltou lá pra tentar mais uma vez a cadena.

Jorginho subiu logo pela Coxa da Moça, um 4sup, pra equipar a Burns. Enquanto isso, nós fomos pra parte de trás da pedra entrar na Maribondo.

dsc03244
dsc03244

Pessoal reunido na base da Último Maribondo

(mais…)

Escrito por Neudson Aquino em : Boulder, Escalada, Points, Redenção   Add

Novo point de esportiva em Minas

quinta-feira, 27 de novembro de 2008 , Comentar

Bem, eu não tinha escrito nada de outros locais além do nordeste, por que nunca escalei em outra região. Na verdade o encontro de escaladores foi a única vez que escalei fora do estado. Mas essa notícia que eu “pesquei” do blog do Luciano Fernandes, me deixou com os olhos brilhando.

A noticia fala do achado de um novo point de esportiva em Minas. E que foi visualizado pela primeira vez, pasmem, pelo Google Earth. É impressionante! Assim que vi as fotos, a primeira coisa que me veio na mente foi os points da Espanha: Siurana, Rodellar, Margalef.

Os descobridores compararam o local com o Campo Escola 2000 no Rio, local que não conheço, mas pelo que já li, tem algumas das vias mais difíceis do país. O potencial desse novo point, parece ser realmete imenso. O local fica em Passa Vinte, e foi apelidado de “A Toca”.

Mas você já deve estar ai doido pra ver as fotos não é? Dá um pulo no blog do Luciano e confira!

PS: Acho que vou olhar mais o Google Earth, quem sabe eu acho algo! rsrs

Escrito por Neudson Aquino em : Escalada, Esportiva, Notícias, Points   Add

Pelo Brasil afora…

quarta-feira, 26 de novembro de 2008 , 5 comentários

Cearense a gente sabe que tem por todo canto desse país, e como consequencia disso, escalador cearense tem também em todo canto. No encontro eu conheci o Raimundo, cara muito falado por aqui, e que agora está na Bahia. Conheço o Claudney, “cabecinha chata” que mora no Rio, mas de vez em quando vem “brincar” por aqui. E na primeira etapa do Campeonato Cearense de Escalada Esportiva, eu conheci o Ernesto, que está morando no Maranhão.

Enquanto ele estava aqui, comentou com todos que estava difícil encontrar pedra por aqueles lados, principalmente perto de São Luis, onde ele está morando. Mas nesses últimos dias ele mandou a boa notícia pra o pessoal da terrinha: achou onde escalar no Maranhão! Segue o email que o Ernesto enviou pra lista da Associação Cearense de Escalada e Montanhismo.

Caros amigos escaladores e montanhistas,

É com um imenso prazer que vos digo existe escalada no maranhão sim. Hoje, dia 23/11/2008, eu e André Andrade que tambem esta em nossa lista e que já escalou outras vezes em nosso estado Ceará, começamos a desbravar o que pode haver de escalada aqui no Maranhão, a princípio não encontramos grandes pedras, porém já achamos alguns bons bolders e achamso uma pedra com seus 10 metros, esta muito boa para fazer vias de todos os níveis, fica na localidade de Morros acreditamos existir muito mais de onde esta veio, estamos começando (engatinhando) a escalada aqui no Maranhão, a pedra falada que ainda num tem nome já foi conquistada e aberta sua primeira via, tão logo façamos as outras vias, vos convidamos para firem nos visitar aqui e além de procurarmos outros lugares tambem graduarmos estas vias. O nome da primeira via do Maranhão que até o momento temos conhecimento, foi batizada de “Cadê a Corda”…. Quanto ao convite quem tiver disposto pode ficar hospedado em minha casa em São Luis e só terá gastos com comida e transporte.. . Segue as fotos da Pedra e uma do André no começo da trilha de acesso, não tiramos outras porque a maquina acabou a bateria…

Grande Abraço a todos e boas escaladas…

Eis algumas das fotos que ele mandou:

231120081891
231120081891

23112008190
23112008190

23112008191
23112008191

23112008193
23112008193

Escrito por Neudson Aquino em : Brasil, Conquistas, Escalada, Notícias   Add

VII EENE - Parte 2

segunda-feira, 24 de novembro de 2008 , Comentar

Demorei um pouco mas tô aqui de novo pra continuar a contar como foi o VII encontro de escaladores do nordeste, realizado no Parque do Poeta, em Campina Granda, Paraíba.

Depois da longa e cansativa viagem de 12 horas, chegamos no Parque do Poeta. Primeira coisa a se fazer foi consertar o pneu vazio e comer. Resolvidos esses problemas voltamos para o acampamento onde confirmamos nossas inscrições com a organização. Pegamos o guia do local confeccionado para o evento, e nos mandamos pra pedra.

dsc028211
dsc028211

A caminho da pedra!

(mais…)

Escrito por Neudson Aquino em : Escalada, Eventos, Viagem   Add

Semana Gringa IV

domingo, 23 de novembro de 2008 , Comentar

Pulei uma semana gringa, mas parece não ter feito muita diferença. Deu pra condensar as ultimas duas semanas em apenas um post. Então vamos aos destaques internacionais no mundo da escalada: Adam Ondra (de novo), Dean Potter e Copa do Mundo de Escalada.

Adam Ondra repete Open Air 9a+ (12a)

E o garoto prodígio da república tcheca continua seu show particular. Ele fez a segunda ascensão de mais uma mítica via, aberta por Alex Huber. Dessa vez foi a via Open Air, que Huber havia proposto como 9a em 1996. Agora Ondra repete e sugere um “up-grade” para 9a+. Em se confirmando esse novo grau para a via, Chris Sharma perde o posto de primeiro escalador a encadenar um 9a+, já que Huber teria alcançado o feito em 1996 com a primeira ascensão de Open Air. Realmente um feito de grande repercusão esse de Ondra!

Fonte: 8a.nu, Desnível.com

Dean Potter sola Alien 7b (8b)

Depois de testar sua nova modalidade de escalada na face norte do Eiger (feito que você pode conferir no filme The Sharp End), Dean Potter volta aos Estados Unidos e resolve fazer seu Solo Base em Yosemite, e encadena uma das vias míticas do lugar, Alien 7b. Uma via em fenda com 240 metros de extensão. Para quem não sabe, o Solo Base desenvolvido por Potter, consiste em escalar sem corda, levando nas costas um parquedas de Base Jump. Isso permite a Dean Potter elevar o nivel da escalada solo a um nivel de dificuldade jamais tentado. Só espero que nada dê errado em alguma dessas aventuras de Dean, mas que é fantástico, isso é!

Fonte: Desnível.com

Copa do Mundo de Escalada tem novo campeão!

Termina a copa do mundo de escalada, e o título desse ano fica com o holandês Jorg Verhoeven. O espanhol Ramon Julian que vinha se destacando nas etapas anteriores, não passou para as finais e acabou ficando em terceiro lugar, atrás ainda de Tomas Mrazek. O campeão das duas ultimas copas do mundo, o espanhol Patxi Usobiaga, terminou em quarto.

No feminino, o título ficou a surpresa austriaca Johanna Ernst. As duas outras posições no pódio ficaram com as eslovenas Maja Vidmar e Mina Markovic.

Fonte: Desnível.com

Escrito por Neudson Aquino em : Escalada, Notícias, Semana Gringa   Add

VII EENE - Parte 1

quinta-feira, 20 de novembro de 2008 , 3 comentários

Bem, estou eu aqui de volta pra realidade! Foi um final de semana extendido muito massa! O encontro foi ótimo, as vias eram boas, a pedra também, a galera mais ainda. O clima foi muito bom. Gostei de ir ao meu primeiro encontro de escaladores, e quero repetir a dose ano que vem.

Mas chega de conversa fiada e vamos contar como foi essa viagem até Campina Grande pra escalar no Parque do Poeta! Antes de mais nada, a primeira parte da viagem não tem fotos, porque eu deixei a máquina na mochila…

Nossa viagem começou na sexta-feira, dia 13. O mesmo grupo da viagem pra Quixadá: eu, Marcos, James, Lucas e Sávio. Estávamos marcados para sair da Reserva Handara às 10 da noite. Cheguei lá por volta das 8 e ficamos esperando pelo Sávio, que estava trabalhando. Ligamos pra ele e ficamos sabendo que ele não estava com o material pra viagem com ele, e teriamos que passar na sua casa antes. Perto das 10, o Marcos olha um cara correndo na rua e diz: Não acredito que é o Sávio! E era! Correndo da Beira-Mar até a Reserva Handara. Belo aquecimento pro rapaz.

Fomos até sua casa, pegamos as coisas e nos mandamos pra estrada. Iam ser pelo menos 8 horas de viagem, então tratei logo de me turbinar com um RedBull no posto onde a gente abasteceu. Tudo pronto, pegamos a CE-040, rumo a Mossoró. Eis nosso intinerário previsto!

mapa
mapa

(mais…)

Escrito por Neudson Aquino em : Escalada, Eventos, Viagem   Add

On the road…

quinta-feira, 13 de novembro de 2008 , Comentar

on-the-road-again
on-the-road-again

Ok, eu podia ter pensado num título melhor pro post. Meio batido isso, de falar de estrada e colocar o título da obra máxima do escritor beatnick Jack Kerouac, mas eu não resisti.

Esse blog eu criei pra falar de escalada, e coisas relacionadas a ela. E não tem nada mais ligado com o espírito da escalada do que a estrada. E como eu vou pegar a estrada nesse final de semana, rumo ao encontro de escaladores do nordeste, eu pensei, porque não?

Mas o post não vai ser exatamente sobre a estrada, mas outra coisa, que pra mim, é indisociável do ato de pegar a estrada: música!! Vamo combinar, não tem como viajar sem música. E tem músicas que simplesmente não combinam com a estrada. Ai eu estava aqui escolhendo algumas músicas pra escutar durante a viagem e resolvi mostrar pra vocês o que eu acho que é uma verdadeira música de estrada. Que só de escutar você já sente o vento batendo no rosto, o cheiro do asfalto, e aquela sensação gostosa de está indo pra um lugar desconhecido.

(mais…)

Escrito por Neudson Aquino em : Escalada, Música, Viagem   Add

Olha, tão fazendo Rapel!

quinta-feira, 13 de novembro de 2008 , 6 comentários

Qual escalador nunca ouviu isso? Ou então nunca foi perguntado se estava fazendo Rapel. Quem tá de fora não entende a indignação dos escaladores com isso. Eu realmente não gosto quando confundem o que eu faço. E as vezes tento explicar, mas a desinformação é tanta, e a exposição na mídia do famigerado rapel, tão grande, que a maioria das vezes eu nem tento.

Eu lembro muito bem quando estava fazendo meu curso básico de escalada em rocha, quando no último dia, sentado na mesa de um restaurante com os outros escaladores mais experientes eu disse:

- Sinceramente eu não sei o que as pessoas veem tanto em rapel. É a parte mais chata de escalar, e não tem emoção nenhuma.

Os mais experientes se entreolharam e disseram:

- Viu? Nem precisou ninguem falar nada dessa vez.

Ai estava eu hoje navegando pelas minhas fontes de notícias de escalada, quando topei com esse texto de um colunista do Jornal dos Sports do Rio. É um texto bem elucidativo, do que nós escaladores fazemos e do que eles, rapeleiros, fazem. Confira!

(mais…)

Escrito por Neudson Aquino em : Escalada, Textos   Add

Semana Gringa III

domingo, 9 de novembro de 2008 , Comentar

Geralmente as notícias de fora se resumem a ascensões importantes. Tivemos o britânico Steven McClure aparecendo novamente, o pequeno Francês George Geoffray de Flaugergues, e uma ascensão que é realmente um estímulo para qualquer escalador, principalmente para os que não vivem somente para escalar.

9a para Steve McClure

O britânico Steve McClure, de 38 anos, encadenou essa semana um projeto que vinha tentando em Raven Tor. O projeto é a combinação de dois 8c’s (11a), Evolution e Meca Extension, trazendo assim seu projeto para a casa do nono grau. O nome da nova via é New Thing.

Fonte: 8a.nu, Desnível

Terceiro 8c+ para George Geoffray de Flaugergues

Eu já disse que gosto de acompanhar os novos talentos, e esse francezinho é um deles. Com apenas 13 anos de idade, George Geoffray de Flaugergues encadena seu terceiro 8c+ e com isso se aproxima do nono grau. O mais jovem escalador a encadenar um 9a, é o tcheco Adam Ondra, que mandou a via Martin Krpan no dia 13 de Novembro de 2006, com exatamente 13anos, 9 meses e 8 dias. George Geoffray está agora com 13 anos, 8 meses e 17 dias, tendo portanto, pouco menos de um mês para bater o recorde de Ondra. Tô achando que ele consegue.

Fonte: 8a.nu

Primeiro 9a de Stephan Schibli

Você já ouviu falar de Stephan Schibli? Não? Nem eu, até essa semana. Pois esse suiço de 37 anos, tem mandado muito nos últimos tempos. Depois de uma longa preparação ele fez a primeira ascensão da via Aragon (9a), e ainda tem no seu crurrículo mais dois FAs de 8c+. Mas ai você pergunta? E o que tem de especial nisso? O que tem de especial é que Schilli não é escalador profissional. Ele trabalha em tempo integral, e é pai de duas crianças. Mas mesmo assim têm encontrado condições de se preparar para encadenar projetos de alto nível como Aragon. Com certeza uma inspiração a mais para nós, que assim como ele, não somos escaladores profissionais. Uma prova que nós não precisamos nos contentar com pouco e puxar nosso limite ao máximo. Parabéns, Stephan!

Fonte: 8a.nu

Escrito por Neudson Aquino em : Escalada, Notícias, Semana Gringa   Add

Boulders, sol quente e macaxeira frita!

quarta-feira, 5 de novembro de 2008 , 2 comentários

Domingão. Última corrida de Formula 1do ano na Globo, Massa com chance do título. Tinha tudo pra ser um domingo em casa na frente da TV. Mas vida de escalador é estranha mesmo. Meu domingo não foi de praia, nem de Formula 1, foi domingo de Boulder! E eu só digo uma coisa: quero mais domingos assim!!

O destino escolhido foi Maranguape, mas antes de falar melhor de como foi, tenho que esclarecer algo. Aqui no Ceará praticamente não existem boulders abertos, muito menos catalogados. O pessoal prefere se concentrar somente nas vias esportivas, e os pequenos blocos ficam meio de lado. Então a intensão básica com essa ida a Maranguape, era encontrar os blocos que já tinham sido abertos e catalogar, e com sorte ir atrás de outros, quem sabe, muitos outros.

Na estrada, a serra a frente!
Na estrada, a serra a frente!

Na estrada, a serra a frente!

(mais…)

Escrito por Neudson Aquino em : Boulder, Escalada, Maranguape, Viagem   Add