jump to navigation

O caminho dos boulders!

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Esse final de semana prolongado fiz uma viagem que pode ser o início de muita coisa pra contar nesse blog. Fui para a Serra da Meruoca, próximo à cidade de Sobral, região norte do estado. A serra da Meruoca é a região de origem da minha mãe, e eu tinha ido lá apenas uma vez quando era criança. Mas dessa vez fui tanto pra acompanhar minha mãe, quanto pra procurar alguns boulders, que pelas fotos que eu tinha visto, parecia ser um lugar promissor.

A primeira parada foi na localidade de Ventura, onde fiquei na casa de uma tia distante, a poucos metros de uma atração local, a Pedra do Talhado. Lá de cima se tem uma vista magnífica do sertão cearense. Mas eu estava realmente interessado no que estava na base do talhado: uma infinidade de blocos que eu estava doido pra explorar. Tentei descer até lá com o Benilson, um primo distante, e no caminho já me deparei com alguns blocos interessantes. Em um desses abri um problema, que deve ficar na casa de V1. Continuamos a descida até onde deu, mas não conseguimos chegar onde eu realmente queria. Com o sol já castigando, resolvemos voltar.

Ainda quero voltar lá, apesar de pelo que eu senti do granito do lugar, achar que apenas muitos poucos blocos vão ter algo interessante. O granito de lá, no geral, não forma agarras, e é bem apicoado, sendo assim muito abrasivo pra pele. Mas ainda acho que deve sair coisa boa de lá, e vou voltar com certeza pra tentar chegar lá embaixo. Mas a localidade da Ventura, assim com em quase toda a serra, é coberta de blocos, e existem outras áreas a serem exploradas além desse rochedo do talhado.


Clique para ampliar

Depois da estada na Ventura, desci até a cidade de Meruoca, e de lá, até a localidade de Frexeiras, onde parentes ainda moram e minha família tem terras. Lá o interessante era tentar ver duas pedras maiores, a pedra do Sino e a Pedra do Frade, que segundo a minha mãe, guardava um imenso salão com teto de pedra.

Assim que chegamos, fui logo avistando alguns blocos, mas pouco coisa interessante. No geral, blocos arrendodados demais e sem agarra alguma. Mas chegamos atá uma pedra chamada de pedra dos tanques, por acumular água em cima, nas várias depressões da rocha. E lá abri mais dois boulders. O primeiro foi bastante fácil, e me sentindo um tanto decepcionado, resolvi tentar abrir algo mais dificil. E consegui. Abri um provável V3, que chamei de Genealogia. O boulder tem uma saída em 2 regletes, para depois juntas as mãos num abaulado ruim, que é o crux, e trabalhar os pés pra catar a aresta. Com a aresta dominada, basta finalizar o boulder. Boulder curtinho, mas que foi bem legal de mandar.

Depois disso, fomos até a pedra do Frade, onde talvez encontrasse o famoso salão de pedra. Chegamos lá e fomos guiados por um local, que foi abrindo caminho na mata fechado com um facão. Chegamos então na base da pedra, que impressiona pelo tamanho. Alguns boulders também puderam ser encontrados na base, mas nada do salão de pedra. Chegamos na conclusão que fizemos a aproximação pelo lado errado.

Fui também informado pelo guia, que uma certa vez, um escalador de Fortaleza, segundo o guia chamado Gilvan, teria ido até lá com um outro escalador, de fora, e que ambos teriam escalado até o topo. Tentei achar alguma chapa, mas não vi nada, e pela descrição do guia, os dois devem ter feito a ascensão em artificial ou/e móvel.

Esse foi o saldo da viagem para a Meruoca. Mas na verdade, o caminho até lá foi que me deixou com água na boca. Para chegar em Sobral, passa-se antes por Itapajé e Irauçuba, ambas com imenso potencial para a escalada, com Irauçuba se destacando pela quantidade de blocos. Não tem como mostrar a escala do lugar em fotos, só indo até lá pra sentir, mas a imagem que me veio na cabeça quando vi o lugar, foi Boulder no Colorado. Blocos espalhados nas bases das montanhas e aquele clima árido. Já estou combinando uma trip de reconhecimento do lugar, e quando tiver novidades, posto aqui. Pra deixar vocês com o gostinho, uma panorâmica:


Clique para ampliar

Escrito por Neudson Aquino em : Boulder, Brasil, Fotos, Lugares, Vídeos

Comentarios»

1. Diogo Rolim - novembro 9, 2009

Muito show… com certeza é um local que merece nossa atenção, já conhecia a região de Itapajé que, que também tem muito potencial pra boulder, mas essas fotos completaram a anciedade, bó combinar logo essa trip aí!!!

2. Pepê - novembro 10, 2009

Meruoca tem potencial…..hehehe………….
^^

3. Pepê - novembro 10, 2009

O Machadão ali no meio da foto de Irauçuba………
^^

4. Octavio - novembro 10, 2009

Uia, eu estava bem perto, passei o fds em Amontada!
Hehehehehehhe
Na proxima levo o equipo.
Boas escaladas.
Octavio