Luciana Di Franco é a primeira brasileira a encadenar um 10b

A evolução da escalada feminina é patente nos últimos anos. Não só lá fora, como aqui também no Brasil. Até hoje, o grau máximo escalado por uma brasileira era o já difícil 10a, mas essa barreira acabou de ser quebrada pela escaladora carioca Luciana Di Franco. Ela se tornou a primeira brasileira a escalar um 10b (8b fr; 5.13d us) ontem, ao encadenar a via Vaca Louca, na Barrinha.

Luciana Di Franco na Vaca Louca 10b
Luciana Di Franco na Vaca Louca 10b

A primeira tentativa de Luciana na via foi há quatro anos atrás, antes de se mudar para a Espanha. Na época, ela disse não ter nível para enfrentar a sessão de resistência no final e ficou sem cadena. Foram quatro anos escalando na Espanha até o retorno ao Brasil e novamente tentar a via, que ela disse sempre querer encadenar.

“Retornei a via e incrivelmente não lembrava de nenhum movimento”, comentou ela. Depois de uma passagem rápida no Cipó, Luciana retornou ao Rio, onde em um dia com menos calor ela passou o crux e caiu no último movimento da sessão de cima da via, o que a deixou na fissura para voltar. “Dois dias depois lá estava eu, um pouco tensa, mas quando cheguei e vi que estava um calor infernal, pensei que seria impossível e desanimei”. Mas mesmo com o calor, a cadena veio. “Na verdade foi esse calor que me fez relaxar, entrar na via despreocupada e simplesmente fluir”.

A cadena de Luciana abre agora um novo patamar para as escaladoras brasileiras almejarem, afinal de contas, alguém já esteve lá! Parabéns Luciana pela cadena!

Facebook Comments