Primeiro 10b para Bianca Castro

A escaladora carioca Bianca Castro se tornou esse final de semana a segunda mulher brasileira a encadenar uma via na graduação de 10b (8b fr; 5.13d us). A via em questão foi a Lágrimas de Sangue, na Falésia da Barrinha, no Rio de Janeiro. Esse foi o primeiro 10b de Bianca, e a primeira ascensão feminina da via.

Bianca Castro na Lágrimas de Sangue 10b
Bianca Castro na Lágrimas de Sangue 10b

O primeiro contato de Bianca com a via foi no começo do ano, mas as tentativas da cadena tiveram que aguardar até junho, devido ao grande calor que fazia no Rio. Sobre o processo, Bianca comentou: “Fiquei muito feliz por ter conseguido mandar a Lágrimas, especialmente pelo fato de que como malhei a via sozinha, todas as vezes que ia à Barrinha tenta-la, eu tinha que equipa-la, o que me proporcionava mais uma, no máximo duas tentativas por fim de semana. Isso acho que retardou um pouco a cadena, mas ao mesmo tempo me fazia decorar bem os movimentos.”

Bianca comentou que não esperava que a cadena fosse sair nesse final de semana, já que havia um tempo que não escalava na Rocha. “Nos últimos dois meses não pude escalar muito na rocha por diversos motivos, me concentrei em treinar bastante para a minha viagem a Red River Gorge, o que surtiu resultado na via.

Sobre a via, ela comentou: “A Lágrimas de Sangue é uma linha linda, mas extremamente exigente, pois é necessário fazer muitos movimentos difíceis, intercalados com descanso bem ruins. Foi um grande aprendizado conseguir escalar este projeto!

A primeira brasileira a encadenar um 10b, foi a também carioca Luciana Di Franco, ao encadenar a via Vaca Louca, também na Barrinha em Janeiro desse ano.

Parabéns à Bianca por mais essa cadena, que confirma a evolução constante da escaladora nos últimos anos!

Facebook Comments