Pedro Nicoloso faz o FA do primeiro 11b do Rio Grande do Sul

O escalador gaúcho Pedro Nicoloso conseguiu, nesse final de semana, uma cadena que já perseguia há 3 anos. Ele conseguiu fazer o FA (primeira ascensão) da via Mistérios do Inconsciente em Caçapava do Sul. Pedro sugeriu o importante grau de 11b (8c+ fr; 5.14c us), que caso se confirme, será o primeiro da carreira do escalador e também a primeira via nessa graduação no Rio Grande do Sul.

Pedro conta que começou a tentar a via, conquistada em 2008 pelos escaladores Ricardo Fernandes e Omar Guilhano, em 2013. Na época, a sensação era de que a via era “impossível ou muito difícil”, mas ele utilizava a via apenas para medir a própria evolução. A cada viagem para tentar a via, alguma nova agarra importante quebrava, mas Pedro optou por nunca “sikar” as agarras. Foram várias tentativas sem sucesso até ele ter que abandonar o projeto por 1 ano e meio, ao ir morar no Canadá. Por lá, o escalador aproveitou para treinar e se testar em vias difíceis e ter mais noção do desafio que havia deixado em casa.

Depois de inúmeras tentativas, agarras quebradas, novos betas na sequência do crux, vários FAs fortes pelo Brasil, como a Fruto Proibido 10c em Santa Maria, muito treino e o título nacional no Brasileiro de Boulder, a cadena finalmente veio. Pedro conta que nunca dormiu tão bem quanto após a cadena – “Valeu cada minuto que gastei para mandar esse projeto, fico feliz de ter saído da minha zona de conforto. Admito que após a cadena dormi muito bem e até mesmo acordei as 4h da manhã satisfeito, feliz, sai da barraca para olhar as estrelas.

Graduação

Sobre o grau, Pedro comenta que não se importa tanto o grau da via. Mas apesar de afirmar não ter experiência com o grau, ele explica porque chegou na sugestão de 11b. Pedro diz que comparou a via com vários 10c e 11a que ele já escalou ou encadenou, no Brasil e pelo mundo, mas que a via pareceu mais forte e por isso achou válida a graduação de 11b. Pedro fala que  “jamais ficaria triste se alguém falasse que a via é um 10c ou 11a desde que essa seja uma opinião sincera e de coração.

Facebook Comments