Margo Hayes encadena a La Rambla 12a em Siurana

A escaladora norte-americana Margo Hayes, de apenas 19 anos, encadenou no último domingo (26/02) a clássica La Rambla 12a (9a+ fr; 5.15a us) em Siurana, na Espanha. Hayes que viajou para o pico numa folga da escola (ela está estudando na França) levou 7 dias para completar os 45 metros da via.

Eu acho que  assim que ela conseguiu fazer os movimentos e começar a fazer os “link”, um botão se ligou e ela não parou mais“, disse Jon Cardwell que estava tentando a via junto com Hayes.

Margo Hayes havia entrado para o clube das mulheres a escalar um 11c ano passado, com a cadena da via Bad Girls Club, em Riffle no Colorado. Ela também foi campeã mundial juvenil na categoria Júnior, a última antes de entrar para a categoria adulto, tanto na modalidade dificuldade quanto no boulder.

Eu estou impressionada e honrada pelo apoio que eu recebi da comunidade da escalada, da minha família e amigos, próximos e distantes. Nenhum de nós conquista seus sonhos sozinho, nós fazemos isso juntos, e construímos sobre os que vieram antes de nós“, comentou a escaladora em seu perfil no Instagram.

Primeiro 12a feminino?

A emoção de Margo Hayes depois da cadena da La Rambla 12a
A emoção de Margo Hayes depois da cadena da La Rambla 12a (Foto de Matty Hong)

Esse é o primeiro 12a escalado por Hayes e pode ser a primeira via nesse grau escalada por uma mulher. Outras escaladoras já haviam escalado possíveis 12a antes, como Ashima Shiraishi, que escalou a via Open Your Mind Direct e também a Ciudad de Dios, ambas graduadas como 11c/12a. Outra possível mulher a ter encadenado o primeiro 12a feminino é a espanhola Josune Bereziartu, que escalou a via Bimbaluna em 2005.

Contudo, o 12a da La Rambla é sólido, sendo uma das referências da graduação no mundo, já tendo sido escalado por grandes nomes como Ramon Julian, que fez a primeira ascensão em 2003, Chris Sharma, Adam Ondra e Alex Megos. Todos confirmando a graduação de 12a.

 

 

Fonte: Rock and Ice