Felipe Camargo encadena o primeiro 12a de um brasileiro com a via Papichulo

Nesse final de semana o escalador Felipe Camargo se tornou o primeiro brasileiro a encadenar uma via de 12a (9a+ fr; 5.15a us). O paulista, de 25 anos, conseguiu a cadena da via Papichulo em Oliana, projeto que ele havia escolhido desde a sua última trip para o pico espanhol, em outubro do ano passado.

Felipe comentou em sua conta no Instagram que a via foi o seu maior desafio físico e mental até agora. “Nunca quis e trabalhei tanto por alguma coisa quanto por essa via! Que dia especial que foi ontem…” e completou “depois de tentar por dois meses ano passado, chegar bem perto e não conseguir…eu voltei pro Brasil, treinei muito e ontem consegui terminar esse capítulo!

Para quem acompanha a carreira de Felipe a cadena já era mais do que esperada. Ele havia chegado perto em outubro, mas as condições não ajudaram muito e ele acabou saindo de lá de mãos vazias. De lá pra cá Felipe ganhou mais destaque para o grande público ao vencer o reality show do Netflix “The Ultimate Beastmaster”. Mas o vislumbre da fama não tirou o foco do escalador que treinou mais do que nunca para voltar ao seu projeto.

A via

A Papichulo é uma via de cerca de 50 metros, localizada no pico espanhol de Oliana. Ela foi encadenada pela primeira vez por Chris Sharma em 2008 e está entre os 12a mais repetidos do mundo.

A via começa com um curto trecho bem boulderístico, na casa do 10b (8b fr; 5.13d us), chegando num descanso sem as mãos e partindo daí para uma extensa parte de pura resistência.

Alguns dos nomes que já repetiram a Papichulo são Daniel Woods, Adam Ondra, Jonathan Siegrist, Magnus Midtboe, Sachi Ama, Jakob Schubert, Ramon Julian, Piotr Schab e mais recentemente o escalador basco Patxi Usobiaga, coroando seu retorno ao 12a.

Confira abaixo o polonês Piotr Schab na via.

Novos patamares

chapter16

Com a cadena Felipe consolida ainda mais uma carreira recheada de novos patamares para a escalada nacional.

Ele foi o primeiro brasileiro a encadenar um 11a, 11b e 11c confirmados, escalou o primeiro 11b e o primeiro V15 do Brasil e agora é o primeiro brasileiro da história a encadenar um 12a com a Papichulo.

Agora é esperar mais uma vez Felipe trazer de volta toda essa experiência na “gringa” e aplicar nas vias brasileiras e quem sabe em breve veremos a cadena do primeiro 11c em terras tupiniquins. Projetos com potencial existem e se existe alguém mais do que gabaritado para fazer as primeiras ascensões com certeza é o Felipe.

As tentativas de Felipe na via, contando a história do primeiro 12a de um brasileiro, devem sair em breve em um curta produzido pela Gomo Filmes, com o título “Chapter 16”. Em breve traremos para vocês uma entrevista exclusiva com Felipe e Caio Gomes, diretores do curta.

Facebook Comments