Ueli Steck morre no Everest

O alpinista suíço Ueli Steck, conhecido como a Máquina Suíça, morreu nesse domingo, próximo ao acampamento II do Everest. Ueli tinha 40 anos e uma carreira recheada de grandes conquistas.

O corpo do suíço foi encontrado por um grupo de resgate no Nuptse, um dos picos menores da região. Ele estava escalando o Nuptse como parte do seu processo de aclimatação para realizar seu maior objetivo alpino até então: fazer a travessia Everest-Lhotse.

Acredita-se que Ueli pode ter escorregado e caído cerca de 1000 metros. Partes do corpo do suíço foram recolhidos pelo resgate, que contou com a ajuda de um helicóptero.

Ueli foi a primeira morte da temporada de primavera no Everest, que teve início em março e vai até maio.

A Máquina Suíça

Ueli recebeu o apelido de Máquina Suíça graças às suas rápidas ascensões alpinas, incluindo o recorde de ascensão da face norte do Eiger, registrada em vídeo para o filme “The Swiss Machine“, que mostra toda a preparação de Ueli e a quebra do recorde.

Ueli foi o ganhador do Piolet d’Or, o maior prêmio do montanhismo mundial, em duas ocasiões. Em 2009 ele levou o prêmio, juntamente com Simon Anthamatten, pela conquista de uma nova via no Tengkampoche, no Nepal. Já em 2014 ele levou o prêmio pela primeira ascensão em solo do Monte Annapurna.

Em 2013, Ueli e Simone Moro tiveram os planos de completar a travessia Everest-Lhotse frustrados depois de se envolveram em uma grande confusão com um grupo de sherpas que estavam fixando cordas no colo sul. Os dois foram literalmente escorraçados da montanha pelos sherpas e tiveram de adiar o ambicioso plano para um outro momento.

Em 2015 Ueli completou um dos seus maiores desafios, ascender todos os 82 picos com mais de 4mil metros dos Alpes, se deslocando apenas a pé, bicicleta e paraglider. Ele finalizou a “maratona” em 62 dias, demonstrando não somente seu grande nível técnico, com um condicionamento físico sobre-humano.

A morte de Ueli pegou a comunidade do montanhismo de surpresa. Vários veículos noticiaram a morte do suíço e grandes nomes das montanhas expressaram pesar pela perda do maior alpinista da atualidade, que com certeza também ficará marcado como um dos maiores de todos os tempos.

Fontes: Himalayan Times e The Guardian

 

Facebook Comments