Ashima Shiraishi encadena o que pode ser seu primeiro 12a

A “monstrinha” americana Ashima Shiraishi pegou mais uma vez o mundo de surpresa. Depois de escalar 11b (8c+ fr; 5.14c us) e encadenar V14, a pequena escaladora de apenas 13 anos, conseguiu ontem escalar o que pode ser sua primeira via no grau de 12a (9a+ fr; 5.15a us). A via em questão foi a Open your Mind Direct, em Santa Linya.

Ashima Shiraishi na Open Your Mind Direct 11c/12a

 

Ashima comentou em sua conta no Instagram que encadenou a via depois de 4 dias de tentativas, e que a via começa com um boulder forte e segue por um trecho de resistência.

A linha sempre foi considerada um 11c, mas após a quebra de uma agarra no final da via, os locais têm defendido que a via agora é um 12a, e Ashima foi a primeira pessoa a encadenar a “nova versão” da linha.

Com a cadena se confirmando em 12a, Ashima com certeza já se torna a pessoa mais jovem, entre homens e mulheres, a escalar uma via nessa graduação, já que Adam Ondra, que detinha o recorde de idade, escalou seu primeiro 12a com 15 anos. Contudo, ainda fica em aberto se Ashima foi a primeira mulher a encadenar um 12a, já que a escaladora espanhola Josune Bereziartu encadenou em 2005 um possível 12a, com a via Bimbaluna.

Mas isso é o que menos importa. O importante é ver que os graus que antes eram reservados apenas aos homens, agora estão sendo escalados com mais regularidade pelas mulheres.

Facebook Comments