Anak Verhoeven faz o primeiro FA feminino de um 12a

Ontem, dia 11 de Setembro, a escaladora belga Anak Verhoeven, de 21 anos, fez a primeira ascensão (FA) da via Sweet Neuf em Vercors, na França e sugeriu o grau de 12a (9a+ fr; 5.15a us). A via em questão é um “link” entre da via Sang Neuf, um 11c de 15 metros, e a segunda cordada, de 25 metros, da via ao lado, Home Sweet Home, graduada em 11a/b.

Anak conseguiu primeiro a cadena da Sang Neuf, no dia 04. Depois do sucesso, ela foi encorajada pelo parceiro Sébastien Richard a tentar o link. Após um dia de descanso, no último dia da viagem, Anak conseguiu o FA da linha completa.

Caso se confirme o grau, esse será o primeiro FA feminino de uma via nessa graduação, e a segunda cadena feminina de um 12a confirmado. Margo Hayes foi a primeira mulher a escalar um 12a com graduação confirmada, após encadenar a clássica La Rambla em Siurana no começo do ano. Existem outras mulheres que escalaram vias no mesmo patamar de dificuldade, como é o caso de Josune Bereziartu e Ashima Shiraishi, que encadenaram vias que podem ser 12a, Binbaluna e Ciudad de Dios respectivamente,  mas ainda não houve consenso sobre o grau, que continua entre 11c/12a.

Anak Verhoeven também tem obtido grande destaque nas competições. Em 2016 ela foi a segunda colocada geral na Copa do Mundo de Dificuldade. No começo do ano ela foi a campeã europeia e em 2015 foi a campeã mundial juvenil. Atualmente ela ocupa o segundo lugar no ranking mundial do IFSC.

Fonte: Climbing Magazine

 

 

Facebook Comments