Margo Hayes encadena a Biographie 12a

Margo Hayes conseguiu mais uma vez. A escaladora americana mandou esse final de semana seu segundo 12a (9a+ fr; 5.15a us), com a mais do que clássica Biographie em Ceüse. Com a cadena, Margo se torna a primeira mulher a escalar essa via, que recebeu sua primeira ascensão em 2006 pelas mãos de Chris Sharma, e foi considerada o primeiro 12a do mundo.

Margo já havia encadenado seu primeiro 12a em fevereiro com outra via clássica do grau, a La Rambla em Siurana, que deve ser a atração principal do próximo Reel Rock Tour. A cadena, que foi a primeira de uma mulher nesse grau, pegou o mundo da escalada de surpresa, já que houve pouco alarde das tentativas de Margo na via. A coisa foi diferente com a Biographie, com os meios de comunicação da escalada dando a notícia de que, não só ela, como a jovem italiana Laura Rogora, estavam tentando a via durante o verão.

Com o feito Margo escreve mais uma vez seu nome na história da escalada mundial e se coloca na posição da escaladora mais forte do mundo, com duas vias no grau máximo escalado por mulheres. Um feito e tanto, que com certeza irá inspirar outras fortes mulheres por aí a buscar esse patamar e talvez em pouco tempo veremos muitas outras mulheres escalando 12a e quem sabe, o primeiro 12b feminino.

Parabéns, Margo Hayes!

Fonte: Planet Mountain

 

Facebook Comments