Stefano Carnati encadena a lendária Action Directe 11c

O jovem escalador italiano Stefano Carnati, do alto dos seus recém completos 18 anos, entrou para o seleto grupo de escaladores a encadenar a lendária Action Directe 11c (9a+ fr; 5.14d us) em Frankenjura, na Alemanha. Carnati é o 19º escalador a conseguir a cadena da curta mas extremamente forte via que teve seu o FA pelas mãos do mito Wolfgang Gullich, em 1991, sendo considerada até hoje o primeiro 11c do mundo e referência absoluta do grau.

Carnati havia tentado a via pela primeira vez em agosto de 2013, quando conseguiu fazer todos os movimentos exceto o dinâmico do começo. De lá até aqui foram mais de 60 tentativas na via até finalmente conseguir a cadena. “Boom, finalmente conseguir completar meu projeto de 4 anos Action Directe! Hoje depois de (…) cair no último movimento na minha última terceira tentativa eu consegui chegar ao topo dessa via lendária! O fim de um sonho que estava se transformando em uma obsessão

Esse é o segundo 11c da carreira de Stefano Carnati. O primeiro foi a cadena da belíssima Coup de Grace em Ticino, e recentemente Carnati também conseguiu o seu primeiro 12a (9a+ fr; 5.15a us), ainda com 17 anos, ao repetir a via aberta por Adam OndraGoldrake, em Cornalba no norte da Itália.

Comentando sobre a cadena da Action Directe, Carnati disse “Com essa via eu entendi como é difícil tentar uma via no seu limite longe de casa. Desde que comecei a escalar eu sempre tive o desejo de tenta-la um dia, não só porque gosto muito de monodedos, mas acima de tudo pela sua história.

Assista abaixo Stefano completando a cadena da Action Directe.

A video posted by Stefano Carnati (@teto_carnati) on

Fonte: Rock and Ice, Planet Mountain


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *