Garoto de 15 anos é o mais jovem a escalar a The Nose em livre

Connor em uma das primeiras investidas na The Nose. Foto: Jim Herson

Escalar a The Nose, icônica linha no imponente El Capitan em Yosemite, por si só já é um grande feito, independente da idade. Mas fazer uma das ascensões mais cobiçadas do mundo da escalada com apenas 15 anos é um feito ainda maior. E foi isso que o jovem norte americano Connor Herson, de Emerald Hills na California, conseguiu no último final de semana.

Com o suporte de seu pai, Jim Herson, Connor precisou de pouco mais de 2 dias para completar a ascensão, no melhor estilo possível, em livre. De sábado até segunda Connor avançou pelas 31 enfiadas da via, incluindo as fortes e clássicas Great Roof e Changing Corners, essa última graduada em 5.14a (10b br). Connor se tornou assim a sexta pessoa a escalar a The Nose em livre, e de longe a mais jovem. A pessoa mais jovem até então a conseguir o feito havia sido Beth Rodden, com 25 anos, em 2005, ao lado de Tommy Caldwell. 

Connor, mesmo com pouca idade, tem larga experiência no técnico granito de Yosemite. Desde muito jovem Connor escala as vias no Half Dome e fez sua primeira ascensão, em artificial, em um dia da The Nose com apenas 13 anos. Mas o jovem talento não está limitado apenas às grandes paredes. Na escalada esportiva Connor também escala forte, já tendo encadenado vias de até 11a (5.14c us), como a da Southern Smoke em Red River Gorge, na segunda entrada. Nas competições ele também mostra bom desempenho, tendo sido o campeão norte americano de 2018 na categoria Juvenil B e o 11º lugar na dificuldade no último Campeonato Mundial Juvenil.

Ainda é cedo para dizer, mas a julgar pelas habilidades diversas e a dedicação para encarar uma empreitada como a The Nose, parece que temos uma nova estrela surgindo.

A The Nose

A The Nose é de longe o big wall mais famoso do mundo. Extremamente difícil, com enfiadas na casa do 10b, a via foi por muito tempo considerada impossível de ser escalada em livre. O mito caiu em 1993, quando o mundo assistiu impressionado à norte americana Lynn Hill, então com 32 anos, vencer os quase 900 metros da via completamente sem a ajuda de equipamentos para ascender. Foi um feito que mudou para sempre a escalada e garantiu a Lynn Hill seu devido lugar entre as lendas da escalada mundial. Ela ainda voltaria à via em 1994 para a primeira ascensão em livre em 1 dia.

Desde então a The Nose viu apenas mais 5 ascensões em livre das suas 31 enfiadas. Tommy Caldwell e Beth Rodden foram os próximos a conseguir o feito, 12 anos depois, em 2005, mostrando o quão difícil era repetir a via. Tommy também conseguiria a ascensão em 1 dia no mesmo ano. Depois de mais 9 anos sem ascensões em livre, o holandês Jorg Verhoeven se apresentou para o desafio e alcanço o cume do El Cap em 2014. 

Esse ano o japonês Keita Kurakami se tornou o primeiro a escalar a The Nose em solitário e em livre. Se tornando a quinta pessoa da história a escalar a via nesse estilo. Connor foi o sexto, e pode ser que ainda esse ano vejamos mais uma ascensão em livre da via, já que a suiça Nina Caprez está trabalhando a linha ao lado de ninguém menos que Lynn Hill. Ela seria a sétima pessoa, e a terceira mulher a repetir o feito.

Fonte: Rock and Ice Magazine

Facebook Comments